Saúde

Mais de 500 doses de vacinas foram aplicadas no “Dia D” contra o sarampo e a febre amarela

Publicado em: 18 de Fevereiro de 2020 - Atualizado em: 6 de Março de 2020
Autor: Pollyanna Martins Nunes

A Prefeitura de Santo Antônio do Monte realizou no último sábado, 15, por meio da Secretaria Municipal de Saúde o Dia D de vacinação contra o sarampo. Todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS’s) ficaram abertas das 8h às 16h. De acordo com os dados da Secretaria mais de 500 doses de vacina, entre febre amarela, triviral, pentavalente, pólio oral e outras foram aplicadas. Segundo a secretária municipal de saúde, Carla Santos além do objetivo da campanha, vários cartões de vacina foram colocados em dia.

“Muitas crianças estavam com vacinas atrasadas, algumas vacinas estavam em falta, mas agora com o estoque regularizado foi possível colocar o cartão de vacinação em dia, de todos aqueles que estiveram nas UBS’s no sábado”, informa.

O Ministério da Saúde começou no dia 10 de fevereiro a “Campanha de Vacinação Contra o Sarampo e a Febre Amarela”. A campanha vai até o dia 10 de março, e devem se vacinar contra o sarampo, bebês de 12 meses (primeira dose), e crianças de 1 ano e três meses (a segunda e última dose por toda vida).

Já contra a febre amarela devem ser imunizados bebês de nove meses (primeira dose), crianças de quatro anos (reforço), ou pessoas de 5 a 59 anos que nunca se vacinaram anteriormente. Segundo a Secretaria Municipal de Saúde, a estimativa é que 3599 pessoas devam se vacinar contra a febre amarela e o sarampo.

“Quem não tomou a vacina contra o sarampo, e tem entre 1 a 29 anos precisa ter duas doses. E quem tem de 30 a 49 anos precisa ter pelo menos uma dose. Quem ainda não se vacinou deve procurar uma Unidade Básica de Saúde, com o cartão de vacina, para coloca-lo em dia, e se proteger contra o sarampo e a febre amarela”, reforça.