Prefeitura inicia “Mutirão de Limpeza”

Publicado em: 15 de Janeiro de 2020 - Atualizado em: 6 de Fevereiro de 2020
Autor: Pollyanna Martins Nunes

A Prefeitura de Santo Antônio do Monte por meio das secretarias municipal de Saúde e Obras começou nessa quarta-feira, 15, o "Mutirão de Limpeza". Mais de 30 bairros receberão a ação, que durará até o dia 31 de janeiro. O objetivo do "Mutirão de Limpeza" é eliminar os focos do mosquito Aedes Aegypti, e por isso a participação da população é de suma importância.

Serão recolhidos objetos que ofereçam risco à saúde, e que estejam em lotes vagos, e materiais de risco em imóveis. Faça a sua parte! Fique atento ao dia do seu bairro, e coloque para fora entulhos, e objetos que possam ser criadouros do mosquito transmissor da dengue.

Casos

De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, já foram notificados 15 casos suspeitos de dengue na cidade. De acordo com a secretária municipal de saúde, Carla Santos as pessoas que manifestarem os sintomas da doença devem procurar uma Unidade Básica de Saúde (UBS) ou a Unidade de Pronto Atendimento (UPA), e solicitar a notificação do caso, e também o exame de confirmação da doença. Conforme informou a secretária, estão previstos 1.130 casos de dengue na cidade em 2020.

“Mais uma vez nós viemos pedir a colaboração da população, pois ela é o nosso principal fator no combate à dengue. Este período de calor intenso após a chuva é propício para a proliferação do mosquito. Uma fêmea pode dar origem a 1.500 mosquitos durante a sua vida. Os ovos são distribuídos por diversos criadouros. O que são esses criadouros? Pneus, caixas d’água destampadas, ralinhos em desuso, calhas, lajes, sanitários em desuso, lixo, materiais recicláveis e outros”, ressalta.