Prefeitura contrata médico para plantão na UPA

Publicado em: 29 de Janeiro de 2020 - Atualizado em: 18 de Fevereiro de 2020
Autor: Pollyanna Martins Nunes

A Prefeitura de Santo Antônio do Monte, por meio da Secretaria Municipal de Saúde contratou mais um médico para plantão na Unidade de Pronto Atendimento (UPA 24H). Com isso, a UPA contará com dois médicos que atenderão a noite, quando a procura por atendimento aumenta na Unidade.

De acordo com o prefeito Dinho do Braz, além do aumento do número de pacientes durante a noite, outro motivo para a contratação de mais dois médicos para a UPA foi a alta do número de casos notificados de dengue, este ano, na cidade.

“A saúde não pode esperar. Há cerca de 20 dias a gente notou que a procura por atendimento médico na Upa, durante a noite, aumentou. Um dos fatores para o aumento desta procura é a alta do número de casos de dengue. A nossa intenção é otimizar o tempo de espera por atendimento na UPA. Na nossa administração a saúde pública tem prioridade, mas nós pedimos a colaboração da população, pois sem ela, nós não conseguiremos evitar uma epidemia”, reforça o prefeito.

Conforme informou a Secretaria de Saúde já foram notificados mais de 40 suspeitos de dengue em Samonte, só este ano. Segundo a Secretaria, o Levantamento de Índice Rápido do Aedes Aegypti (LIRAa) realizado entre os dias 13 e 17 de janeiro, apontou risco médio de epidemia.

O resultado do Levantamento colocou a cidade em situação de alerta. Ainda de acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, 90% dos criadouros do mosquito aedes aegypti estão dentro dos domicílios. Foi encontrada maior concentração de focos com larvas positivas de Aedes Aegypti em sanitários em desuso, pratos e vasos de plantas, bebedouros de animais, reservatório atrás da geladeira e tambores.