Saúde

Mais de 40 casos suspeitos de dengue já foram notificados em Samonte

Publicado em: 23 de Janeiro de 2020 - Atualizado em: 11 de Fevereiro de 2020
Autor: Pollyanna Martins Nunes

A Secretaria Municipal de Saúde já notificou mais de 40 suspeitos de dengue em Santo Antônio do Monte, só este ano. Já o Levantamento de Índice Rápido do Aedes Aegypti (LIRAa) realizado pela Semusa entre os dias 13 e 17 de janeiro, apontou risco médio de epidemia, quanto aos parâmetros estabelecidos pelas Diretrizes Nacionais para controle vetorial.

O resultado do Levantamento coloca a cidade em situação de alerta. Ainda de acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, 90% dos criadouros do mosquito aedes aegypti estão dentro dos domicílios. Foi encontrada maior concentração de focos com larvas positivas de Aedes Aegypti em sanitários em desuso, pratos e vasos de plantas, bebedouros de animais, reservatório atrás da geladeira e tambores.  

“A situação é preocupante. Se a população não fizer sua parte e eliminar os focos dentro suas casas a situação pode se agravar. Mais de 40 casos suspeitos já foram notificados até o momento. Por isso, é de fundamental importância a participação da população no controle da dengue”, reforça a secretária municipal de saúde, Carla Santos.