Saúde

Equipe multiprofissional de Atenção Domiciliar será implantada em Samonte

Publicado em: 6 de Janeiro de 2020 - Atualizado em: 29 de Janeiro de 2020
Autor: Pollyanna Martins Nunes

O programa “Melhor em Casa” será implantado em Santo Antônio do Monte. O Ministério da Saúde habilitou uma Equipe Multiprofissional de Atenção Domiciliar na cidade, por meio da Portaria Nº 3.654. Segundo a secretária municipal de saúde Carla Santos, o objetivo do programa é promover cuidado qualificado e integral para as pessoas dentro de seu domicílio, reduzir os custos econômicos e sociais com hospitalizações, proporcionar uma porta de saída qualificada para o hospital local, garantindo cuidado qualificado após, ou antes, da alta hospitalar e também promover apoio às equipes da Estratégia de Saúde da Família.

A equipe será composta por médico, fonoaudiólogo, fisioterapeuta, técnico de enfermagem, cirurgião dentista, nutricionista, e enfermeiro. A secretária ressalta que esta equipe multiprofissional ficará a cargo de realizar as visitas domiciliares, para os pacientes que não conseguem sair de casa. De acordo com Carla, já está sendo feito um levantamento no Município de todas as pessoas que necessitam destes cuidados.

“Serão cuidados com qualidade, de forma integral ao paciente. Nós já temos as visitas domiciliares que são feitas pelos profissionais das Unidades Básicas de Saúde, mas é apenas uma vez por semana que as equipes conseguem deixar a agenda de lado e fazer as visitas em casa. Essa equipe de Atenção Domiciliar será montada com médico, enfermeiro, fisioterapeuta, e os outros profissionais”, explica.

O custeio da equipe será feito pelo Ministério da Saúde. A secretária enfatiza, que a equipe atenderá também pacientes encaminhados pela Santa Casa de Misericórdia, pela Unidade de Pronto Atendimento (UPA) e pelas Unidades Básicas de Saúde.

“Nós vamos priorizar aqueles pacientes que estão acamados, que têm dificuldades até mesmo de sentar em uma cadeira. A equipe vai atender além desse paciente, a família dele também, através da criação do Plano de Cuidados. Esse Plano de Cuidados vai ajudar a família como cuidar do paciente, vão ser elaborados os cuidados diários que a família terá com o paciente. Não vai ser apenas a equipe, a família terá que se integrar e se envolver com os cuidados do paciente”, esclarece.