Comitê se reúne mais uma vez para avaliar reabertura do comércio

Publicado em: 15 de Abril de 2020 - Atualizado em: 30 de Junho de 2020
Autor: Pollyanna Martins Nunes

O Comitê de Enfrentamento do Coronavírus vai se reunir mais uma vez, nesta sexta-feira, 17, para avaliar se a reabertura do comércio gerou impacto nos casos suspeitos na cidade. No dia 10 de abril, representantes da Prefeitura, da Câmara, do Ministério Público, da Polícia Militar, da Associação dos Empresários Comerciais, Industriais e Agropecuaristas de Santo Antônio do Monte (Aciasam), do Sindicato das Indústrias de Explosivos no Estado de Minas Gerais (Sindiemg), das indústrias, dos rifeiros e dos salões de beleza se reuniram e decidiram pela reabertura dos estabelecimentos comerciais, das indústrias, das clínicas médicas, odontológicas, de estética, assim como salões de beleza, e estabelecimentos de natureza administrativa, como escritórios.

De acordo com o prefeito Dinho do Braz, apesar da reabertura os comerciantes terão que adotar diversas medidas de segurança para evitar a propagação do COVID-19, e a situação será avaliada a cada semana.

“O comércio e as indústrias ficaram três semanas fechadas. Na reunião da última sexta-feira, o Comitê deliberou pela reabertura, mas a situação será avaliada a cada semana, e tudo será feito de acordo com o número de casos suspeitos e confirmados que nós tivermos na cidade”, informa.

Conforme estabeleceu o Decreto Nº 101/2020, publicado pela Prefeitura, continuam suspensos por tempo indeterminado: eventos públicos e privados, principalmente a realização de aniversários, festas de casamentos, atividades esportivas, exposições, feiras, seminários e atividades religiosas com agrupamento de pessoas; as aulas e as atividades das escolas públicas municipais; e o retorno das atividades físicas em academias e atividades congêneres.

Ainda segundo a norma, bares, restaurantes e estabelecimentos similares será permitida a realização de transações comerciais por meio de aplicativos, internet, telefone ou outros instrumentos similares e os serviços de entrega domiciliar (delivery).