Administração e RH

Volta às aulas nas escolas municipais de Santo Antônio do Monte

Publicado em: 9 de Março de 2021

#Responsabilidade e #cuidado marcam a volta às aulas nas escolas municipais de Santo Antônio do Monte 📚

✅ O primeiro dia da volta às aulas nas escolas municipais de Santo Antônio do Monte superou as expectativas. As regras para o retorno presencial em sistema de rodízio foram estabelecidas no Decreto de nº 11, assinado pelo prefeito Lóo Camilo no último dia 15 de fevereiro.

➡️ A tranquilidade com que tudo transcorreu nesta segunda-feira (08), graças a adequação dos espaços físicos e ao comportamento responsável de toda a comunidade escolar comprova que, se cada um fizer a sua parte, podemos e devemos reestabelecer um novo normal.

❎ Segundo a Secretaria Municipal de Educação – SEMED, o município tem cinco (5) escolas urbanas, uma (1) rural, cinco (5) Centros Municipais de Educação Infantil - CEMEIs e um (1) Centro Educacional Municipal de Atendimento Psicopedagógico - CEMAP.

Para garantir a segurança dos alunos(as), as escolas estão seguindo, rigorosamente, todas as medidas da Vigilância Sanitária. “Tomamos uma decisão corajosa e estamos muito satisfeitos com o feedback do primeiro dia. As equipes receberam treinamento e equipamentos de segurança. Os prédios foram adaptados e sinalizados quanto ao distanciamento, há protocolos de higienização e convivência. Estabelecemos horários diferenciados para evitar aglomeração na entrada e saída, higienização das mãos, mochilas, sapatos assim como aferição de febre”, informou Arminda Elaine Cabral, secretária de Educação.

➡️ Mais de 70% dos pais dos alunos das séries iniciais do Ensino fundamental de 9 anos assinaram autorização para o regresso. Em razão do alto risco de contaminação, somente as crianças acima de 2 anos estão sendo atendidas nos Centros Municipais de Educação Infantil – CEMEIs.

✅ Para manter o distanciamento dentro da sala de aula, as escolas dividiram as turmas em dois grupos que se revezarão em sistema de rodízio durante a semana. Não haverá aulas online, as famílias que optaram por não mandar as crianças, poderão pegar as atividades com as professoras.👩‍🏫

“O prejuízo pedagógico, social e psicológico neste quase um ano longe da escola é imensurável. A decisão de voltar às aulas busca reverter, o quanto antes, a defasagem do ensino, assim como oferecer apoio aos pais que precisam trabalhar e não têm com quem deixar os filhos. Para que as escolas continuem funcionando contamos com a consciência dos pais e responsáveis, as medidas sanitárias também devem ser respeitadas no ambiente familiar”, concluiu Arminda.