Você conhece o trabalho e sabe quem são os profissionais da Assistência Social?

Publicado em: 3 de Julho de 2017. Última Atualização: 3 de Julho de 2017


O assistente social é o profissional responsável por promover o bem-estar físico, psicológico e social, acompanhando as pessoas da comunidade e desenvolvendo projetos de assistência voltados para crianças, adolescente, jovens, adultos e idosos que se encontram em alguma situação de risco como o abandono, por exemplo.

O CRAS - Centro de Referência da Assistência Social é o lugar onde presta serviço de Assistência Social Básica. Está localizado em área de vulnerabilidade social oferecendo e coordenando projetos que previnam situações de risco pessoal, social e familiar. Entre seus objetivos estão promover o acompanhamento socioassistencial de famílias em um determinado território, desenvolver ações que envolvam diversos setores, com o objetivo de romper o ciclo da pobreza entre gerações e atuar de forma preventiva, evitando que essas famílias tenham seus direitos violados, recaindo em siutações de risco.

 

O que é SUAS?

Sistema Único de Assistência Social é um sistema público que organiza, de forma descentralizada, os serviços socioassistenciais no Brasil. Com um modelo de gestão participativa, ele articula os esforços e recursos dos três níveis de governo para a execução e o financiamento da Política Nacional de Assistência Social. Coordenado pelo Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS), o Sistema é composto pelo poder público e sociedade civil, que participam diretamente do processo de gestão compartilhada.

Dentre os serviços oferecidos pelo SUAS, está o Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos. Você sabe o que é?

O SCFV é um serviço da Proteção Social Básica do SUAS que é ofertado de forma complementar ao trabalho social com famílias realizado por meio do Serviço de Proteção e Atendimento Integral às Famílias (PAIF) e do Serviço de Proteção e Atendimento Especializado às Famílias e Indivíduos (PAEFI). Este serviço realiza atendimentos em grupo, com atividades artísticas, culturais, de lazer e esportivas, dentre outras, de acordo com a idade dos usuários.

 




TAG's: Você, conhece, trabalho, Assistência, Social

Inicial | Voltar
Link permanente: