VII Conferência de Assistência Social

Publicado em: 8 de Agosto de 2011. Última Atualização: 30 de Junho de 2015

O Governo Municipal 2009/2012 “Plantando Trabalho Implantando Futuro”, através da Secretaria Municipal de Assistência Social, realizou na tarde desta quinta-feira (04/08), a sétima edição da Conferência Municipal de Assistência Social. O evento que promove cidadania e participação popular, teve como tema central “Os Avanços na Consolidação do Sistema Único de Assistência Social (SUAS), qualificação da Gestão dos Serviços, Programas, Projetos e Benefícios”.

Durante a abertura, o coral composto por alunos do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (PETI), apresentou o hino nacional, além de canções populares. Presentes a mesa de honra, o Prefeito Leo Camilo; o Vice-prefeito e Secretário de Assistência Social, Geraldo da Silva Dias (Dico); a Presidente do Conselho Municipal de Assistência Social, Nicéa Aparecida dos Santos; a Secretária Municipal de Saúde Cristiane Costa; o representante da Câmara Municipal, vereador Geraldo Magela Góis (Dinho Góis); a representante da Apae, uma das entidades beneficiadas pela Secretaria de Assistência Social, Adriana Aparecida Silva Borges; e a representante dos usuários do serviço social no município, Maria Aparecida Fonseca.

O prefeito Leo Camilo elogiou o trabalho desenvolvido por toda a equipe da Secretaria de Assistência Social, em especial o desempenho de Nicéa Santos, profissional competente e dedicado ao serviço social há muitos anos. O prefeito destacou o trabalho de Geraldo da Silva Dias (Dico). “O Dico é o grande responsável por todos os avanços que o município obteve, em nossa gestão, na área de assistência social. Historicamente, ele é um dos maiores assistentes sociais de Santo Antônio do Monte, mesmo não sendo um profisisonal acadêmico na área”, declarou o Prefeito Leo Camilo.

O Vice-prefeito e Secretario de Assistência Social, Geraldo da Silva Dias (Dico) manifestou a sua gratidão a todos aqueles que contribuem para a qualidade do serviço oferecido pela Secretaria de Assistência Social. Dico homenageou com uma salva de aplausos, o prefeito Leo Camilo, principal articulador de todos os programas e projetos idealizados por sua equipe, além de ressaltar a importância da conferência. “A importância deste evento é a avaliação da consolidação do Sistema Único de Assistência Social em nosso município. Avançamos muito nas políticas sociais, desde 2006, quando foi implantada a gestão plena em assistência social no município. A participação da população vem trazer muitos frutos de aprimoramento ao trabalho que já é realizado, a partir das propostas e deliberações”, avaliou Dico.

O objetivo de toda conferência municipal é elaborar e eleger propostas que irão construir novos caminhos para as políticas públicas do município. A elaboração das propostas é precedida sempre por palestras e debates, que instigam propostas eficientes e consistentes. A mesa redonda composta por Luis Paulo Ribeiro, coordenador do CREAS (Centro de Referência Especializada em Assistência Social); Karoline Souza Silva, coordenadora do CRAS Dom Bosco (Centro de Referência em Assistência Social); Maria Alice, coordenadora do Programa Bolsa Família e Leciane Bessa, coordenadora do CRAS São José, buscou esclarecer os aspectos de diversos programas desenvolvidos no município.

Muito se falou na importância do PETI para as crianças e adolescentes do município, que vai além de sua função característica de tirar as crianças do trabalho infantil, realidade distante de Santo Antônio do Monte. “Em nossa cidade não existem casos de trabalho infantil, conforme a definição do Estatuto da Criança e do Adolescente e da OIT (Organização Internacional do Trabalho). O PETI surgiu como uma solução para evitar que crianças permaneçam em situação de risco social, enquanto os pais trabalham” ponderou Maria Alice, coordenadora do Programa Bolsa família.

A tarde foi enriquecida também com a palestra do conferencista Prof. Dr. Dimas dos Reis, que discursou sobre a “Consolidação do SUAS e a Valorização dos Trabalhadores”. Ele defendeu o Programa Bolsa Família, que sempre recebe críticas, quando na verdade é um importante instrumento de distribuição de renda, movimentando toda a econômica nacional. “O Bolsa Família é um programa que tem o poder de educar uma geração, e educando uma geração, garante-se a educação das gerações seguintes. Uma pessoa que consegue concluir o ensino médio, por exemplo, muito dificilmente irá permitir que os seus filhos tenham menos que isso”, disse.

A VII Conferência Municipal de Assistência Social teve como pauta principal o acesso à cidadania através da garantia dos direitos sociais do cidadão. O reconhecimento dos avanços no serviço social do município nos últimos anos, com a criação de vários programas e projetos, foi a tônica do evento em Santo Antônio do Monte.Os debates engajados e democráticos conduziram a elaboração das propostas que serão levadas para a Conferência Estadual de Assistência Social, programada para acontecer em Belo Horizonte, entre 20 e 22 de outubro.

TAG's: Conferência, Assistência, Social