Universitários recebem auxílio para transporte

Convênio firmado entre a Prefeitura e a Associação de Estudantes irá conceder subsídio de R$ 50.000
Publicado em: 13 de Abril de 2012. Última Atualização: 30 de Junho de 2015

Os estudantes do município de Santo Antônio do Monte, que freqüentam as faculdades existentes na região, receberam neste mês de abril a segunda parcela do auxílio no transporte universitário concedido pela Prefeitura Municipal. O benefício, que ficou suspenso nos dois últimos anos, será oferecido durante todo o ano. Ao todo serão 10 parcelas de R$ 5.000, 00, que irão contribuir com os diversos gastos que todo estudante universitário tem todos os meses. O auxilio irá contabilizar, no total, um investimento de R$ 50.000,00 em ensino superior, que em tese não é responsabilidade de governos municipais, mas que a Prefeitura faz por entender a importância de aumentar o número de cidadãos com curso superior e o quão onerosa é a busca de uma formação profissional e acadêmica.

Atualmente o município conta com cerca de 300 estudantes, universitários que optaram por permanecer na cidade, ao invés de ir para as grandes cidades, e estudar nas faculdades da região. Atualmente seis ônibus circulam todos os dias levando e trazendo alunos que estudam em Divinópolis, Formiga, Bom Despacho e Arcos. Os ônibus são fretados pelos estudantes que dividem de forma igualitária o valor total das viagens de cada mês. O subsídio oferecido pela Prefeitura de Santo Antônio do Monte é destinado a todos os estudantes universitários ou aqueles que freqüentam algum tipo de curso técnico.

Para receber o dinheiro os ônibus devem estar cadastrados na Associação dos Estudantes de Santo Antônio do Monte, que fica responsável por fazer o repasse. “O subsídio é voltado para aqueles estudantes que buscam uma formação acadêmica e profissional. Nós da associação recebemos esse dinheiro e repassamos para a coordenação de todos os ônibus que transportam estudantes para as outras cidades. O valor, R$ 5.000,00, é dividido pelo número atualizado de estudantes”, disse Lucas Santos, que além de estudante do curso de direito na UNIPAC em Bom Despacho, é presidente da Associação de Estudantes.

A vida universitária nunca é fácil para nenhum estudante, os gastos são inúmeros, mesmo para aqueles que estudam em universidades estaduais ou federais. Em Santo Antônio do Monte, quem estuda nas universidades particulares tem, além dos gastos com mensalidade e materiais acadêmicos (Livros e Xerox), o gasto com transporte. “A ajuda concedida pela Prefeitura de Samonte contribui para diminuir as despesas gastas pelos alunos com as viagens para as instituições de ensino superior da região, uma importante colaboração da administração municipal na formação de bons profissionais, imprescindível para o futuro deste município”, avalia Lucas Santos.

TAG's: Universitários, recebem, auxílio, para, transporte