Um estouro de projeto para Samonte e região

Sebrae Minas desenvolve programa para revitalizar os negócios no maior polo de pirotecnia da América Latina
Publicado em: 13 de Fevereiro de 2017. Última Atualização: 13 de Fevereiro de 2017

Santo Antônio do Monte, no Centro-Oeste mineiro, concentra o maior polo de pirotecnia da América Latina. São cerca de 80 fábricas na cidade e região, responsáveis pela produção de grande parcela dos produtos consumidos no país, como foguetes de tiros e cores, estalos de salão, traques, bombinhas de riscar e outros. Visando revitalizar o setor, o Sebrae Minas desenvolve, junto a empresários locais, o programa “Foco Competitivo de Pirotecnia”, cujo objetivo é aumentar a competitividade, com vista à produção focada cada vez mais em qualidade e segurança. Nos próximos dias 14 e 15 de fevereiro, serão realizadas as últimas reuniões com os agentes envolvidos, antes da apresentação do projeto devidamente formatado. “Este encontro é de suma importância. É nele que iremos definir o reposicionamento do segmento”, explica o analista do Sebrae Minas, Denis Magela Silva, gestor do projeto.

Iniciado há um ano, o Foco Competitivo de Pirotecnia foi dividido em três fases. Na primeira, uma análise do mercado identificou os “desafios estratégicos”. Depois, chegou-se a uma “visão de futuro” e, agora, o “direcionamento estratégico” irá nortear as ações do setor. De acordo com o analista, já é possível determinar ganhos. “Completadas as três etapas, teremos um panorama claro sobre o nível de competitividade do APL (Arranjo Produtivo Local), elevação da competitividade, convergência de esforços para melhoria do entorno, dinâmica de cooperação e aumento da perspectiva local para global”.

Para a apresentação dos dias 14 e 15, os envolvidos foram divididos em quatro grupos – Inovação em Produtos e Integração com o Varejo (na categoria Consumo Pessoal), Fabricação do Produto e Serviços de Disparo (Consumo Profissional). Além dos empresários e representantes da Prefeitura de Samonte, os participantes virão das demais cidades do APL (Arranjo Produtivo Local de fogos de artifício): Arcos, Japaraíba, Lagoa da Prata, Luz, Moema e Pedra do Indaiá.

Foco Competitivo de Piroctenia (Sebrae-Polo de Samonte)

Apresentação para empresários e administradores públicos

Datas/horários: 14/02 (terça), 13h   /    15/02 (quarta), 7h30

Local: Hotel São Bento - Av. Gov. Magalhães Pinto, 203, Sto. Antônio do Monte/MG