Tradicional Festa de Reinado 2011

Publicado em: 19 de Agosto de 2011. Última Atualização: 8 de Julho de 2015

De 18 à 21 de agosto de 2011, as ruas de Santo Antônio do Monte são palco da manifestação cultural mais popular do município. A tradicional Festa de Reinado movimenta a cidade e une gerações de homens e mulheres que celebram através de danças e músicas típicas, sua fé e devoção à Nossa Senhora do Rosário, São Benedito e Santa Efigência. Neste ano, o evento comemora o seu cinqüentenário com o número recorde de 50 congadas e mais de dois mil participantes de Santo Antônio do Monte e cidades vizinhas.

A festa que movimenta todo o município, teve inicio na manhã do dia 18 (quinta-feira) com a celebração da Missa Gonga realizada pelo Bispo Diocesano Dom Antônio Carlos Félix, e se estendem até o dia 21 (domingo).

O Presidente da Irmandade dos Devotos de Nossa Senhora do Rosário, Geraldo Aparecido da Silva (Dinho), ressalta a importância da festa, que segundo ele eleva o nome do município para toda a região centro-oeste. “Tenho orgulho de participar da organização desta comemoração que tem importância histórica para nossa cidade. O reinado, além de movimentar a nossa economia, leva o nome de Santo Antônio do Monte para toda região. A nossa festa é uma das mais elogiadas pela organização e beleza”, comenta.

Além da programação tradicional, que inclui missas realizadas todos os dias, cafés, almoços e jantas oferecidos pela população aos congadeiros, em forma de agradecimento à alguma graça alcançada, merece destaque a exposição “Memória Fotográfica de Santo Antônio do Monte – 50 Anos da Festa do Reinado”. Organizada pelo Centro de Memória Municipal “Dr. José de Magalhães Pinto” (CEMM) e aberta gratuitamente para visitação até o dia 21/08, de 9:00 às 19:00 horas, a exposição reúne fotos e objetos que ilustram meio século desta alegre manifestação cultural e religiosa.

A Festa de Reinado é uma realização da Irmandade dos Devotos de Nossa Senhora do Rosário e das paróquias Santo Antônio e São José com o apoio do Governo Municipal 2009/2012 " Plantando Trabalho Implantando Futuro".

Confira toda a programação da 50º Festa do Reinado de Santo Antônio do Monte:

Dia 18 de agosto (quinta-feira)

09:00 Hs: Momento Penitencial na Igreja Matriz.
11:00 Hs: Almoço no Salão Nossa Senhora do Rosário (seguido de visitas aos Reis Festeiros).
16:00 Hs: Procissão de Nossa Senhora do Rosário, São Benedito e Santa Efigênia, saindo da casa do Fernandinho.
19:00 Hs: Missa Conga na Igreja Matriz com a participação de todas as Congadas e Reis.

Dia 19 de agosto (sexta-feira)

08:00 Hs: Café da manhã determinados pela Irmandade, e visitas Reis Festeiros.
16:00 Hs: Organização dos Estados para a Entrega das Coroas dos Reis Festeiros de 2011, saindo de vários bairros da cidade.
19:00 Hs: Jantar no Salão Nossa Senhora do Rosário.

Dia 20 de agosto (sábado)

08:00 Hs: Café da manhã determinados pela Irmandade, e visitas Reis Festeiros.
11:00 Hs: Almoço no Salão Nossa Senhora do Rosário. (Seguido de visitas aos Reis Festeiros).
16:00 Hs: Organização dos Estados, saindo de vários bairros da cidade.
19:00 Hs: Igreja Matriz: Entrega de Coroas e Coroinhas aos Reis Festeiros do ano de 2012.
19:00 Hs: Jantar no Salão Nossa Senhora do Rosário.

Dia 21 agosto (domingo)

06:00 Hs: Alvorada e café comunitário para as Congadas no Santuário Nossa Senhora do Rosário.
07:00 Hs: Missa no Santuário Nossa Senhora do Rosário.
09:00 Hs: Café da manhã determinados pela Irmandade, e visitas aos Mordomos das Bandeiras.
11:00 Hs: Almoço no Salão Nossa Senhora do Rosário, e visitas aos Mordomos da Bandeiras.
16:30 Hs: Procissão com as Imagens de Nossa Senhora do Rosário, São Benedito e Santa Efigênia, saindo da Sede da Paróquia São José, (Centro Social São Lucas), até o Santuário Nossa Senhora do Rosário, para o descimento dos Mastros de Nossa Senhora do Rosário, São Benedito e Santa Efigênia.
19:00 Hs: Missa Campal com a presença de todas as Congadas na Igreja Matriz, e encerramento da Festa de 2011.

TAG's: Tradicional, Festa, Reinado, 2011