Solenidades e shows marcam a data

134 Anos de Samonte
Publicado em: 17 de Novembro de 2009. Última Atualização: 6 de Julho de 2015

Solenidades cívicas, culturais e shows musicais marcaram a semana de aniversário de Santo Antônio do Monte, que completou 134 anos de elevação à categoria de cidade nesta segunda-feira (16). A população prestigiou as três noites da Samonte Fest e a Rua de Lazer do Sesc, promovida na Avenida Tancredo Neves, reuniu um bom público, formado em sua maioria por jovens e crianças.

Na noite do domingo, a entrega de Títulos de Cidadania Honorária, Honra ao Mérito e, principalmente, da Medalha Cruz do Monte ao ex-prefeito, Wilmar de Oliveira Filho e da Comenda Centenário “José de Magalhães Pinto” ao Vice-Governador do Estado, Professor Antônio Anastasia, na Reunião Magna da Câmara Municipal de Vereadores, completaram com destaque o roteiro de atividades cívicas preparadas para o aniversário da cidade.

O Prefeito de Santo Antônio do Monte, Leonardo Lacerda Camilo, falou sobre a importância da comenda criada em homenagem aos 100 anos de nascimento (1909-2009) do ex-governador do Estado, senador e político santoantoniense José de Magalhães Pinto. “Esse homem que aqui nasceu, venceu na vida, assumiu o maior posto do Estado de Minas Gerais e não esqueceu da nossa terra, trazendo para cá a luz elétrica, a água para as comunidades, o Fórum, as estradas asfaltadas e muito mais”, disse o prefeito. Leonardo Lacerda Camilo ainda ressaltou o crescimento que os municípios mineiros vêm obtendo com o incentivo e apoio do vice-governador do Estado. “O nosso Estado cresceu e tem muitas coisas boas pelo futuro. É por isso que o senhor recebe aqui hoje esse presente. Em Santo Antônio do Monte, nós nos apoiamos e seguimos as orientações e os exemplos do Estado”, completou o chefe do executivo, para logo em seguida, anunciar que realizaria uma surpresa para uma autoridade política presente.

Anastasia, ao receber a Comenda Centenário, dissertou sobre os 120 anos da Proclamação da República (comemorados no dia 15), a trajetória de José de Magalhães Pinto e a luta do município de Santo Antônio do Monte para se emancipar e progredir, até se tornar, atualmente, o segundo maior pólo mundial de produtos pirotécnicos. “Santo Antônio do Monte é uma cidade diferenciada, pois soube encontrar um foco de atuação econômica e, dessa forma, se consolidou, desenvolveu-se e conseguiu se tornar uma cidade totalmente urbanizada, asfaltada, com gente feliz, praticamente sem desemprego e com boa renda. Isso é muito positivo, porque demonstra, de modo claro, o empenho, o engenho e a grande força do trabalho dos filhos dessa terra”, afirmou Anastasia.

Após a condecoração de Anastasia e cumprindo sua fala de surpresa, o prefeito Leo Camilo anunciou que o Deputado Federal Jaime Martins também receberia a Medalha Centenário José de Magalhães Pinto. “Esta é uma simples homenagem por tudo o que o senhor fez e fará por nosso município e pelos mais de 6 milhões de reais que já destinou, através de suas emendas parlamentares, a Santo Antônio do Monte. É muito bom poder contar com um deputado, trabalhador como o senhor, para realização dos nossos trabalhos” afirmou o prefeito. Martins, que foi pego de surpresa, agradeceu a homenagem emocionado: “Esta é uma cidade progressista que poderia servir de exemplo para toda Minas Gerais. Santo Antônio do Monte, hoje, está estruturada. Através de nossas emendas conseguimos atender todos os setores que apresentavam grandes demandas, e isso é gratificante”, disse o deputado.

Após a reunião, foi realizado um coquetel comemorativo no Maitre Buffet. Logo em seguida, as autoridades foram até a Sede Campestre do Glória Clube participar da noite de encerramento da Samonte Fest. Um espetáculo pirotécnico finalizou as comemorações.

TAG's: Solenidades, shows, marcam, data