Social: Programas de Geração de Renda

Publicado em: 28 de Outubro de 2009. Última Atualização: 1 de Julho de 2015

A Secretaria Municipal de Assistência Social divulgou essa semana um relatório sobre as atividades dos programas de beneficiamento e geração de renda para os produtores rurais de Santo Antônio do Monte. Por meio de ações da Compra direta Especial antecipada da Agricultura Familiar (Governo Federal) e do Programa Minas Sem Fome (Governo do Estado de Minas Gerais) , dezenas de famílias do município estão sendo beneficiadas.

De acordo com o vice-prefeito e secretário municipal de Assistência Social, Geraldo da Silva Dias (Dico), foi criada no município, a Associação dos Produtores Rurais, Familiares de Santo Antonio do Monte (Asprosam), entidade beneficiária do Projeto Compra Direta Especial Antecipada da Agricultura Familiar, que possui 28 agricultores familiares cadastrados, que fornecem uma variedade de produtos de origem rural nas Instituições Municipais, Estaduais e Sociais de nossa cidade. “A Asprosam tem levado renda e dignidade para varias famílias do município. Para se ter uma idéia, instituições do município, como os Centros de Educação Infantil, o Lar Vicentino, Escolas Municipais, a Comunidade Terapêutica São Francisco de Assis, dentre outras, são beneficiadas com alimentos de alta qualidade, como hortifrutigranjeiros, hortaliças, derivados de leite e legumes. Nesse sentido, gostaria de destacar o empenho do Deputado Federal Miguel Martini, que tem contribuído com indicações valiosas para que o nosso município receba recursos para essa área social. Com certeza, toda a cidade ganha com essa parceria”, avalia Dico.

Entre os associados da Asprosam está o produtor Luís de Oliveira (Foto), proprietário da Fazenda Bom Sucesso. Anteriormente, Luís desenvolvia basicamente a atividade bovinocultura de leite, mas insatisfeito com o valor de mercado e pelos altos custos de manejo, o produtor resolveu mudar e foi pioneiro no plantio de banana no município. “Eu comecei em 2002 com cerca de 1.500 unidades plantadas. Atualmente, possuo 4.000 unidades, com uma produção média 1.500 Kg por mês, diversificada nas variedades de Banana Prata Anã, Banana Maçã, Grande Anã, Caturra e Missura. Como tenho uma produção sem uso de agrotóxicos, o mercado é amplo. Além disso, minha fazenda também faz tratamento de mudas para plantio e venda a terceiros. Estou muito satisfeito com o projeto”, avalia Luís.

Assim como a Compra Direta, outro programa de destaque nas ações de promoção de renda e qualidade de vida no município é o projeto Mina Sem Fome. Executado pela Emater–MG, em parceria com a Prefeitura Municipal de Santo Antônio do Monte, ele tem o objetivo estratégico de buscar a segurança alimentar e nutricional, com redução da pobreza, resgate da cidadania e inclusão produtiva. O projeto é executado em toda à cidade e este ano o município já recebeu adubo e sementes de milho (3.200Kg) e feijão (830Kg) e, em breve, chegarão novos insumos de hortaliças e leguminosas.

Atualmente, as sementes de milho e feijão estão sendo distribuídas para que as famílias de baixa renda (agricultura familiar) plantem e colham grãos suficientes para o consumo próprio e em alguns casos, também para a venda. Posteriormente, quando as sementes de hortaliças e leguminosas chegarem, elas serão distribuídas nas escolas, creches e associações de bairro do município. A Emater, juntamente com a Secretaria Municipal de Assistência Social, oferece acompanhamento técnico do plantio até a colheita, a todas as famílias que participam do programa. No ano passado, outras experiências semelhantes a esta foram realizadas no município junto às famílias beneficiadas no programa, tendo bons resultados e servindo como modelo para a ampliação das ações. Além de promover a melhor qualidade de vida, a agricultura familiar gera renda e desenvolvimento para os municípios que a incentivam.

Avenida Cel. Amâncio Bernardes nº. 181 – Centro
(37) 3281 – 7566 e 3281 - 7567