SINE em Samonte ganha nova unidade

Publicado em: 6 de Dezembro de 2011. Última Atualização: 30 de Junho de 2015

O Sine (Sistema Nacional de Emprego) de Santo Antônio do Monte já está funcionando em novo endereço. A nova unidade de atendimento para aqueles que buscam um novo emprego foi transferida para o antigo prédio do terminal rodoviário do município, situado na Praça Benedito Valares (Praça da Estação). Com a nova estrutura o SINE começará a oferece, a partir de 2012, todos os serviços que o órgão está apto a oferecer, que inclui além do cadastro de empresas que oferecem vagas de emprego e pessoas que buscam colocação no mercado de trabalho, cursos profissionalizantes, emissão de carteira de trabalho e previdência social e todos os procedimentos de recebimento de seguro desemprego.

Para instalar a unidade do SINE o antigo prédio do terminal rodoviário, onde também já funcionou o INSS e a Receita Federal, foi totalmente reformado pela Prefeitura Municipal. No início do mês de novembro os técnicos da Secretaria de Estado de Trabalho e Emprego de Minas Gerais (SETE) estiveram no município e participaram de reunião em que estavam presentes o Vice-Prefeito e Secretário de Assistência Social Geraldo da Silva Dias (Dico), demais secretários municipais, autoridades e a Comissão de Emprego do município composta por representantes da classe dos trabalhadores, empregadores e área governamental. A pauta da reunião versou sobre a assinatura do convênio de cooperação técnica para instalação da nova unidade do SINE no município. Na ocasião Lígia de OliveiraLara, que é Superintendente de Política de Geração de Emprego da SETE, avaliou a estrutura que a Prefeitura Municipal colocou a disposição para o funcionamento adequado do SINE.

Com a nova sede o SINE ganhou também novos equipamentos, mobiliário e equipe que agora contará com 5 funcionários que receberão treinamento oferecido pelo Estado. “Este é um antigo sonho da nossa administração municipal que sempre teve como prioridade as questões sociais que envolvem não apenas o individuo, mas toda a família. Sem dúvidas, um das principais dificuldades que uma família muitas vezes pode passar é a questão do desemprego. Assim, hoje conseguimos oferecer todos os serviços oferecidos pelo SINE de modo satisfatório a população em situação de desemprego dando maior suporte a essas famílias. É mais uma conquista com objetivo de valorizar o nosso povo”, disse o Vice-Prefeito e Secretário Municipal de Assistência Social Geraldo da Silva Dias (Dico).

O SINE foi criado em 1975 pelo Governo Federal por meio do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE). No Estado Minas Gerais ele foi implantado dois anos depois, enquanto que em Santo Antônio Monte ele existe desde 2006. O serviço prestado por este programa é totalmente gratuito. “Todos os dias são disponibilizadas novas vagas de emprego nos cadastros do SINE. Os interessados devem nos procurar e fazer a sua inscrição. Caso o perfil do candidato se enquadre na vaga disponível nós fazemos uma carta de recomendação ao contratante. A partir do ano que vem nossa equipe será ampliada para 5 membros e passaremos a oferecer todas modalidades de atendimento de uma unidade do SINE”, informa a atendente do SINE Maria José Silva.

TAG's: SINE, Samonte, ganha, nova, unidade