Símbolos

Hino

O Hino Oficial do Município, “Hino a Santo Antônio do Monte”, tem a música de Bento Ernesto Junior e a letra e poema de Geralda Pereira Cabral (D. Diquinha Cabral).
 

Hino Santo Antônio do Monte

Santo Antônio cidade querida
Entre outras se ergue orgulhosa
É um pedaço formoso e adorado
Do coração da terra alterosa
 

Coro
 

Que, de Maria Bênçãos divinas
Caiam fecundas
Em torrentes de luz
Sobre Santo Antônio do Monte
Que é, também doce lar de Jesus
De seus filhos, a gloriosa história
Conta a todos ,cheia de prazer
E abençoa os que longe lhe acenam
Na saudade pungente de a ver
Se alguém busca sua hospitalidade
Logo ela, te modo acolhedor
E oferece um clima suave
E uma paz com perfume de flor

 

 

Bandeira

A bandeira de Santo Antônio do Monte, de autoria do Prof. Arcioé Antônio Peixoto de Faria, possui quatro (4) faixas azuis, constituídas por três (3) faixas brancas horizontais, carregadas de sobre-faixas pretas, que parte de um triangulo retângulo branco. Nesse triangulo, que simboliza a própria cidade sede do município, acha-se aplicado o brasão que representa o Governo Municipal.

As faixas que partem do triângulo, carregadas de sobre-faixas pretas, representam, a irradiação do poder municipal que se expande a todos os quadrantes de seu território; os quartéis azuis representam as propriedades rurais existentes no mesmo.

 

 

Brasão

Idealizado juntamente com a bandeira, no ano de 1972, o Brasão de Santo Antônio do Monte possui uma coroa Mural que sobrepõe o escudo e representa à sede da comarca. A cor azul do campo do escudo, simboliza a justiça, nobreza, perseverança, zelo e lealdade. A cruz é o símbolo atribuído a Santo Antônio do Monte. A cor prata simboliza a paz, amizade, trabalho, prosperidade e pureza. Sob a cruz, encontra-se uma buzina de caça, estilo boiadeiro, nos lembrando que a pecuária é altamente desenvolvida e um dos fatores econômicos de maior expressão na vida municipal.

O livro aberto é testemunho da dedicação dos poderes municipais voltados para a educação, cultura e saber do município. Os pássaros pretos, da espécie Inhaúma ou Inhuma, lembram do primitivo nome da cidade. A cor preta é símbolo da prudência, moderação, dedicação, austeridade e sabedoria. Nos ornamentos externos, as engrenagens sobre os rojões, representam à indústria de fogos de artifício que, ao lado da pecuária, tem sua importância na economia.

 

 




TAG's: Símbolos

Inicial | Voltar
Link permanente: