Secretaria de Cultura retoma tradição da Casa do Papai Noel

O espaço será inaugurado nesta segunda (09/12) com carreata e apresentação musical
Publicado em: 9 de Dezembro de 2013. Última Atualização: 30 de Junho de 2015

Uma tradição do natal santantoniense está de volta: a Casa do Papai Noel será aberta ao público nesta segunda, a partir das 20h00. Além disso, o concurso "Casa Decorada Natal iluminado" também abre inscrições hoje. As iniciativas da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo foram os temas da entrevista realizada nesta manhã, na Rádio Montense FM pela locutora Luciney Bessa com o professor Fernando Gonçalves (foto). Leia na íntegra.

Como surgiu a ideia de resgatar a tradição da Casa do Papai Noel em Santo Antônio do Monte?

Muitas famílias comentaram conosco que deslocavam de Santo Antônio do Monte para outras cidades como Belo Horizonte e até mesmo cidades mais próximas como Divinópolis para levar as crianças para visitar a casa do Papai Noel. Há oito anos atrás, na Administração do Dr. Wilmar Filho esta tradição existia em Santo Antônio do Monte e era um sucesso absoluto. Nunca esqueci que tivemos mais de 3.200 visitantes na Casa do Papai Noel que era montada na atual “Estação Cultura Viva”. Um número expressivo e que nos motivou a retornar. O espírito do natal vive dentro de nós, mas é preciso fazer alguma coisa para aflorar este espírito natalino. Estamos em parceria com a ACIASAM/CDL para unir Santo Antônio do Monte através da beleza do natal e dos bons sentimentos.

Quais são as atividades programadas para hoje na inauguração da Casa do Papai Noel? Vai haver uma carreata para celebrar a chegada do Papai Noel?

Convidamos todas as famílias de Santo Antônio do Monte para participarem da carreata que vai recepcionar o Papai Noel a partir das 19h00, com concentração na Praça da Estação. Vamos percorrer várias ruas da cidade e por volta das 20h00 vamos chegar ao casarão do Centro de Memória, em frente a Igreja Matriz e ali o Papai Noel vai estar inaugurando a sua casa em Santo Antônio do Monte. E este ano com uma novidade: o Papai Noel terá dois ajudantes para receber a criançada.

Como vai ser o funcionamento da Casa do Papai Noel? Quais os horários, dias e tem algum custo para a população?

O funcionamento será todos os dias, a partir das 17h00 até 21h00 ou 22h00, dependendo do público. Não haverá taxas, a visitação é gratuita. No dia 24 de dezembro, a Casa do Papai Noel também será aberta em horário especial a ser divulgado.

A Casa do Papai Noel é aberta para públicos de todas as idades? E o que os visitantes vão encontrar nesta Casa?

Não existe idade para gostar do natal porque ele está dentro do coração de cada um, então todas as pessoas de todas as idades serão muito bem recebidas pelo Papai Noel e seus ajudantes. A entrada da Casa do Papai Noel é o Casarão do Centro de Memória propositalmente por causa do cenário. Queremos explorar este espaço rico e bonito com muitas árvores e lá foram instaladas cerca de 13 mil lâmpadas. A área externa estará toda colorida e iluminada. Na abertura de hoje, teremos a orquestra de cordas Acordes do Monte com o professor Igor e 35 alunos apresentando temas natalinos. No dia 19/12, teremos uma apresentação maior na Praça da Estação com apresentação de mais de 80 alunos. Também estamos agendando apresentações musicais de artistas santantonienses para acontecerem às sextas-feiras na Casa do Papai Noel.

Além da Casa do Papai Noel, a Secretaria de Cultura e Turismo tem uma outra novidade para no natal 2013 que é o Concurso Casa Decorada Natal Iluminado. Qual o objetivo deste concurso?

Queremos que as pessoas abracem o espírito natalino e decorem suas casas, assim como os lojistas decorem suas lojas. Tudo como forma de alegrar a cidade e atrair visitantes com criatividade e bom gosto.

Quem pode participar do concurso e onde são realizadas as inscrições?

Adultos ou crianças, o importante é usar a imaginação. A pessoa que decorar sua residência externamente deverá fazer a inscrição na Secretaria Municipal de Cultura e Turismo pelo telefone 3281-5826, no horário de 08h00 às 17h00. Então estas casas que se inscreverem serão visitadas por uma comissão por meio do endereço indicado na inscrição.

Qual é o prêmio para o vencedor do concurso "Casa Decorada Natal Iluminado"?

O proprietário da casa eleita como a mais bem decorada ganhará um jantar para oito pessoas oferecido pelo Restaurante e Pizzaria Casarão, parceiro do concurso. Inclusive quero registrar nosso agradecimento aos parceiros desta iniciativa: Evaldo do Restaurante e Pizzaria Casarão, ACIASAM/CDL, lojistas, supermercados e bancos. Contamos com a população para nos prestigiar a partir da carreata de hoje, às 19h00.

TAG's: Secretaria, Cultura, retoma, tradição, Casa, Papai, Noel