Secretaria de Cultura comemora Dia da Estação Ferroviária

Famílias dos ferroviários receberam homenagens no evento desta quinta (20/06)
Publicado em: 24 de Junho de 2013. Última Atualização: 30 de Junho de 2015

A Secretaria Municipal de Cultura comemorou na última quinta-feira (20), pela primeira vez no município, o Dia da Estação Ferroviária. A data foi instituída pela Governo Municipal por meio da Lei nº 023/2013, aprovada por unanimidade pela Câmara Municipal.

Mais uma vez a “Estação Cultura Viva” movimentou a Praça Benedito Valadares, fazendo literalmente uma viagem ao passado histórico do povo santoantoniense. “Convidando para embarcar no ‘trem da história’, o objetivo maior é lembrar o 20 de Junho de 1915, quando a primeira ‘maria-fumaça’ chegou à Estação de Santo Antônio do Monte. De lá para cá, 98 anos se passaram, houveram mudanças, porém a nossa Estação continua se atualizando, trazendo novidades e sendo hoje a especial Estação Cultura Viva", disse Sônia Veneroso, presidente da Academia Santoantoniense de Letras (ACADSAL).

No evento foram homenageadas as familiares dos ferroviários que fizeram a história da antiga estação, ainda nos tempos em que as locomotivas transportavam passageiros. O prefeito Wilmar Filho, vários secretários e vereadores participaram desta festa cultural.

Para alegrar ainda mais a noite, a Lira Musical "Monsenhor Otaviano" e os grupos Seresta e Festa e Los Hipertensos fizeram apresentações musicais. Em forma de poesia, o Secretário de Cultura e poeta Carlos Lúcio Gontijo, conta a história da Estação:

"Na estação ferroviária da minha terra
O trem jamais encerra caminho
Deixou de carregar passageiro
Mas corre ligeiro levando mercadoria
Contudo a sua alegria ficou no passado
Tempo em que seguia lotado de gente
Combustível humano e quente
Que ainda mantém reluzente o brilho
Do trilho que virou horizonte
Sob o som festivo de banda radiante
No ano de 1915, em alvejante vinte do seis
Quando o povo montense viajante se fez."

TAG's: Secretaria, Cultura, comemora, Estação, Ferroviária