Samonte + Limpa: Prefeitura divulga telefones para recolhimento de lixo

Índice de infestação da dengue é considerado de baixo risco, mas ações de limpeza e participação da população são necessários
Publicado em: 24 de Novembro de 2017. Última Atualização: 24 de Novembro de 2017

Secretaria Municipal de Saúde de Santo Antônio do Monte divulgou, nesta quinta-feira (23/11), o Levantamento de Índice Rápido do Aedes Aegypti (LIRAa) realizado no fim do mês de outubro. Segundo os parâmetros do Ministério da Saúde, o município tem baixo risco de epidemia, com 0,2% de infestação do mosquito na cidade.

Prefeitura Municipal de Santo Antônio do Monte destaca que este índice resultou do trabalho permanente realizado no combate aos focos do mosquito e que ações de limpeza serão intensificadas, mas que a colaboração da população continua sendo fundamental para manter o índice de baixo risco.

O período entre novembro e maio é considerado historicamente o mais crítico do ano, com maior número de casos devido as condições climáticas.

Cerca de 90% dos focos de dengue estão dentro dos domicílios. Além da dengue, o mosquito também transmite Zica e Chikungunia, doenças potencialmente fatais.

A recomendação do setor de Vigilância Ambiental da Secretaria Municipal de Saúde é que a população redobre os cuidados com o descarte de lixo adequado e a eliminação de água parada.

Dentro do programa “Samonte + Limpa: Responsabilidade de Todos”, telefones úteis para o recolhimento de lixo específico estão sendo divulgados em diversas mídias (veja quadro) e na segunda etapa será realizado um mutirão de limpeza no município.

TAG's: Samonte, Mais, Limpa:, Prefeitura, divulga, telefones, para, recolhimento, lixo