Samonte celebra jornada cultural

Cultura
Publicado em: 28 de Setembro de 2011. Última Atualização: 30 de Junho de 2015


Na última quinta-feira (22/09), a Secretaria Municipal de Cultura e Turismo se mobilizou para a realização da 3ª Jornada Mineira do Patrimônio Cultural com o tema “Quando a minha história conta a história de todos”. O evento que surgiu há três anos, a partir de uma iniciativa do Governo de Minas, e de imediato implantado pelo Governo Municipal 2009/2012, aconteceu simultaneamente em diversas cidades do Estado Minas Gerais que desenvolvem políticas de preservação do patrimônio histórico e cultural.

As atividades programadas para marcar esta celebração à preservação do patrimônio cultural em Santo Antônio do Monte aconteceram no Centro Turístico e Cultural “João Robson de Castro”, e tiveram início às 19:30 Horas e se estenderam por mais de 3 horas de duração. Marcia Bernardes, Técnica em Promoção e Proteção do Patrimônio Cultural da Secretaria de Cultura e Turismo abriu o evento falando sobre o importante do trabalho que o município desenvolve para a preservação dos bens culturais e históricos.

A Folia de Reis representada pelo Sr. João Batista Sobrinho “João Musgueiro”, a Lira Monsenhor Otaviano por seu Presidente Sr. Luiz Afonso Martuchelli, e o Reinado pelo Sr. Otaviano José dos Santos “Satiro” tiveram a sua história relembrada por meio de um vídeo-documentário produzido pela Secretaria Municipal de Cultura e Turismo com depoimentos dessas personalidades já consagradas por sua exemplar dedicação a estes três patrimônios culturais que atravessam gerações. O público presente, que lotou o salão de eventos do Centro Turístico e Cultural, pode presenciar a apresentação dessas três entidades e aplaudirão de pé este espetáculo da cultura santoantoniense.

A exposição “Quando a minha história conta a história de todos”, composta por cartazes e banners foi exposta no hall de entrada do salão de eventos, e serviu para apresentar um belo recorte da história cultural da cidade. Nesta semana ela se encontra em exibição no Centro de Memória Municipal “Dr. José de Magalhães Pinto” (CEMM), aberta à visitação de toda a população.

A atual administração municipal, ao longo dos anos vem realizando grandes investimentos na implementação de políticas de preservação dos bens culturais do município de Santo Antônio do Monte. Tamanho esforço eleva o trabalho que é realizado ao status de referência para todo o Estado, se destacando entre mais de 500 municípios mineiros. Esta é a terceira vez que o município participa das atividades da Jornada Cultural do Patrimônio Cultural, que é coordenado pelo IEPHA (Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico de Minas Gerais), que neste ano comemora 40 anos.

“O evento que marcou a 3ª Jornada do Patrimônio Cultural em nossa cidade alcançou o objetivo de promover a valorização do Patrimônio Imaterial e dos atores sociais que o representam, bem como de estimular a participação da comunidade em eventos culturais e/ou manifestações que lhe conferem identidade, estimulando o fortalecimento da cultura local. O documentário captou a memória e as emoções dos representantes da Folia de Reis, da Lira Monsenhor Otaviano e do Reinado. As apresentações dos grupos demonstraram a sua importância para a comunidade e a necessidade de sua proteção.”, disse Marcia Bernardes.
 




TAG's: Samonte, celebra, jornada, cultural

Inicial | Voltar
Link permanente: