Reunião visa recursos para a CTSFA

Publicado em: 18 de Agosto de 2009. Última Atualização: 30 de Junho de 2015

O chefe de gabinete da Prefeitura de Santo Antônio do Monte, Carlos Campinho, acompanhado pelo deputado federal Jaime Martins e membros da diretoria da Comunidade Terapêutica São Francisco de Assis (CTSFA), foram recebidos, ontem (17), em Belo Horizonte, pelo secretário de Estado de Desenvolvimento Social, Agostinho Patrus Filho. A reunião foi pautada para a liberação de um recurso financeiro visando obras (Capela e Casa de Triagem) e expansão das atividades da CTSFA em Santo Antônio do Monte.

Segundo Carlos Campinho, o secretário de estado mostrou-se atento às reivindicações feitas e prometeu empenho para uma rápida liberação dos recursos. “A CTFSA realiza um maravilhoso trabalho em Santo Antônio do Monte. Por isso, a liberação desse recurso é importante, visando à ampliação das atividades e prestação de serviços para os seus assistidos. Nesse ponto, é importante destacar a atuação política feita pelo secretário Agostinho Patrus Filho. Além disso, um ofício visando a liberação dos recursos pelo Governo do Estado foi encaminhado pelo Deputado Federal Jaime Martins a pedido do Prefeito de Santo Antônio do Monte, Leonardo Lacerda Camilo, que está acompanhando atentamente as atividades da entidade.”, adiantou Carlos.

A Comunidade Terapêutica São Francisco de Assis

A CTSFA, fundada em 11/06/2007, é uma instituição civil de direito privado, filantrópica e sem fins lucrativos, de caráter educacional, cultural e assistencial, destinada à integração e reintegração à sociedade de pessoas dependentes de substâncias químicas. A instituição, idealizada pelo empresário Getúlio Batista de Oliveira, possui nas proximidades da Fazenda Santa Cruz, a 16 Km da cidade na MG 164 sentido Santo Antônio do Monte/Bom Despacho, uma grande área onde está sendo construída sua sede. Atualmente, o local tem capacidade para 84 residentes.

Seis coordenadores dão assistência durante 24 horas aos residentes que cumprem um período de 09 meses de recuperação na fazenda. O trabalho realizado é fundamentado no tripé: trabalho, espiritualidade e disciplina. Entre as atividades realizadas, está a prática semanal dos 12 passos, FTI (Felicidade, um trabalho interior) e reuniões de mútua ajuda, onde os residentes passam a conhecer melhor seus defeitos de caráter, e aprendem a eliminá-los ou melhorá-los.

Diretoria da Entidade
Presidente: Lúcia de Fátima Dias
Vice-Presidente: Alex Lima Alves
Secretário: Alessandro Sousa e Silva