Projeto Educar 2014:

Alunos lotam o Centro de Memória Dr. José de Magalhães Pinto e vivem a grandiosidade de nossa história na prática
Publicado em: 11 de Novembro de 2014. Última Atualização: 6 de Julho de 2015


"Dar vida a história" é o objetivo do Projeto Educar 2014, que teve como tema este ano,  "História, Parte de Todos Nós". No dia 03 de setembro de 2014, os alunos das Escolas Municipais Geraldo Luiz de Castro - Lalú e Juca Pinto estiveram no Centro de Memória Dr. José de Magalhães Pinto para mais uma etapa do projeto desenvolvido pela Secretaria Municipal de Cultura em parceria com a Secretaria Municipal de Educação. O objetivo é estimular a preservação do patrimônio histórico do município.

 

"O projeto não se resumiu em apenas uma visitação ao museu, ele está sendo desenvolvido durante todo ano e englobou diversos aspectos", explicou o professor e coordenador do projeto Eli Antônio da Silva. "Anteriormente, fomos em sala de aula, levamos o museu até as escolas e com aulas expositivas e descontraídas,  conversamos com os alunos e apresentamos para os mesmos o quanto é rica a nossa história", explicou. Em outros momentos, os alunos participaram de oficinas de Desenho com a instrutora Jovelina "Dica", que redesenhou fachadas de casarões históricos e igrejas de nossa cidade.

 

“As crianças puderam se deslumbrar com objetos que por si só, já contam a sua própria história e que inspiram a sua preservação na medida em que estas mesmas crianças passam a fazer parte daquilo que conhecem e pertencendo, tomam para si a história e fazendo parte, sentem a necessidade natural de preservar”, ressalta o professor Eli. Palestras foram realizadas com o Responsável pelo Patrimônio Histórico do Município, Evaldo Rui de Oliveira com sorteio de livros de poetas da Terra, além de uma conversa muito lúdica com a teatróloga Maria Ortélia de Castro que contou histórias de época para as crianças.




TAG's: Projeto, Educar, 2014:,

Inicial | Voltar
Link permanente: