Projeto "Formação Continuada": Secretaria de Educação investe na capacitação de especialistas e professores

"É fundamental investirmos nos profissionais que vivenciam diretamente o cotidiano das escolas”, disse a Secretária Márcia Bernardes
Publicado em: 9 de Maio de 2017. Última Atualização: 9 de Maio de 2017


Professores e especialistas da rede municipal de ensino de Santo Antônio do Monte irão participar ao longo de 2017 de diversas ações de capacitação. O projeto “Formação Continuada” é o foco principal da Secretaria neste ano, com o objetivo de aprimorar os profissionais da Educação para lidar com as dificuldades de aprendizagem e diferenças na sala de aula. “Com a promoção e o estímulo a prática do estudo, estamos investindo no desenvolvimento dos profissionais que atuam nas escolas municipais e consequentemente no aperfeiçoamento da qualidade do nosso ensino”, declara a Secretária de Educação Márcia Bernardes.

 

As ações já estão sendo realizadas desde fevereiro, com a palestra inicial ministrada pelo especialista em comunicação Ricardo Gandra. Também estão previstas no calendário do projeto “Formação Continuada”, capacitações periódicas para os especialistas com profissionais especializados do Centro Educacional Municipal de Atendimento Psicopedagógico (CEMAP). Os especialistas deverão repassar a capacitação para os professores nos módulos (reuniões também periódicas). Estes repasses serão documentados, bem como as atividades desenvolvidas posteriormente pelos professores. Estão previstas ainda duas palestras para todos os professores em maio e agosto próximos.

 

Capacitação recente, a fonoaudióloga Rachel Gontijo ministrou sobre consciência fonológica – uma habilidade de grande importância no processo de alfabetização, que deve ocorrer interligada às outras habilidades e evoluir com o processo de aprendizagem. As especialistas municipais por sua vez repassaram a capacitação para as equipes nas escolas e registraram os encontros.

 

“Esse diálogo de multiplicação de conhecimento entre os profissionais permite fortalecer o trabalho pedagógico com abordagens diferenciadas e especializadas. É fundamental investirmos nos profissionais que vivenciam diretamente o cotidiano das escolas”, disse Márcia Bernardes.

 

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