Programa de arborização ganha força em Santo Antônio do Monte

Projeto “Samonte Mais Verde” possui como objetivo a construção de um viveiro no bairro Pedro Lacerda, além do plantio semanal de cem mudas
Publicado em: 25 de Fevereiro de 2016. Última Atualização: 25 de Fevereiro de 2016

Num trabalho em conjunto, as secretarias municipais de Educação, Meio Ambiente e Obras continuam promovendo ações de cunho ambiental no município. O apoio ao programa ‘Samonte Mais Verde’ - iniciativa da Câmara Municipal juntamente com representantes da sociedade- é um deles.

Com o intuito de deixar nossa cidade mais arborizada, 80 novas mudas foram plantadas nas áreas públicas no último final de semana. O projeto inicial foi realizado em locais públicos, como praças e canteiros do município. Entre estes locais está a Praça Benedito Valadares (Praça da Estação), que recebeu 30 novas mudas.

Ao todo, já foram plantadas quase duzentas mudas na cidade, com o objetivo de expandir a arborização na região. O projeto, no entanto, conta com dois ambiciosos objetivos futuros: o plantio semanal de cem mudas no espaço que consiste entre as avenidas Ruth Brandão e a região do Instituto da Mulher, e a construção de um viveiro, no bairro Pedro Lacerda Gontijo, onde a população, através do contato feito com a Secretaria de Meio Ambiente, poderá adquirir mudas. “Estamos aguardando o resultado do concurso público para que tenhamos um funcionário responsável pelo viveiro”, declarou Marcone Santos, superintendente de meio ambiente de Santo Antônio do Monte.

Projeto Piloto

Nas próximas semanas, os bairros da cidade também serão contemplados com a arborização. Os moradores do bairro Nossa Senhora de Fátima que tiveram seus endereços cadastrados na secretaria terão uma muda para plantio na porta de suas residências. Após muito estudo por parte das autoridades competentes, cada residência terá uma planta específica, para que tanto as casas quanto as calçadas não sejam danificadas. “Este é um projeto piloto. Caso tenha sucesso, vamos continuar com o plantio pelos outros bairros do município”, garantiu Marcone.

"Samonte Mais Verde" é também uma parceria entre o IEF Divinópolis, ASPRASAM, jornal Gazeta Montense, Revista Ágora e a Agência Blue 360. Para que o programa continue sendo bem sucedido, a prefeitura com o apoio de toda a população para o cultivo dessas novas plantas. “A colaboração dos moradores é de grande importância para o crescimento do projeto. Precisamos dar mais atenção ao meio ambiente”, finaliza o superintendente.

TAG's: programa, arborizacao, ganha, forca, santo, antonio, monte