Procon dá dicas para compras

Fim de Ano
Publicado em: 14 de Dezembro de 2009. Última Atualização: 6 de Julho de 2015

O Natal e o Réveillon vêm chegando e a preocupação com a compra do melhor presente aumenta. Pensando nisso, o Serviço de Proteção ao Consumidor (Procon) de Santo Antônio do Monte está orientando os consumidores a se precaverem contra transtornos em função das compras de final de ano. É comum nesta época as lojas registrarem um aumento considerável no movimento em função do Natal e lançarem promoções e descontos especiais para atrair cada vez mais compradores, o que faz com que qualquer descuido possa se tornar motivo de transtorno.

Segundo a Agente do Procon de Santo Antônio do Monte, Odaisa Olímpia Camargos, é necessário ter alguns cuidados na hora de comprar os presentes. "Muitas promoções são lançadas nesta época do ano. É importante guardar todos os informes publicitários sobre as promoções, para não ter surpresas na hora da compra. Além disso, antes de efetuar uma compra consulte o PROCON e apure se a loja do qual você pretende adquirir produtos, tem sido alvo de muitas reclamações. Confira também se a empresa, quando reclamada, tem atendido os consumidores e resolvido os problemas apresentados", explica a Agente.

Odaísa alerta ainda para a armadilha dos juros no caso de compras parceladas. "Um produto pode custar três vezes mais em algumas lojas quando parcelado em virtude dos juros. Se o consumidor não verificar na hora da compra e antes de assinar o contrato, não há como recorrer depois, mesmo que o valor seja absurdo. Outra questão importante é a de compra de bens não duráveis. Nela, o consumidor tem 30 dias para reclamar os defeitos aparentes ou de fácil constatação e, no caso de bens duráveis, o prazo é de 90 dias para reclamações”, exemplifica.

Outro detalhe diz respeito à nota fiscal. É dever do estabelecimento comercial fornecer a nota fiscal ou o contrato de prestação de serviços na hora da compra e direito do consumidor exigi-la. "A nota fiscal é a garantia de ressarcimento caso haja algum problema com a mercadoria. Em caso de objetos de maior valor como eletrodomésticos e eletroeletrônicos, também é necessário exigir o Termo de Garantia que contenha validade do produto, o tempo da garantia e número da nota fiscal, entre outros itens".

O Procon recomenda ainda cuidados redobrados na compra de celulares, um dos campeões de reclamação nessa época do ano. "É preciso ter além da Nota Fiscal da operadora, mas também o Termo de Garantia do fabricante do aparelho, o que garante que qualquer defeito de fabricação possa ser ressarcido", explica Odaísa. O Procon de Santo Antônio do Monte é um órgão da Secretaria de Administração e Recursos Humanos e funciona no Prédio da Prefeitura Municipal, na Praça Getulio Vargas, nº. 10. O atendimento é feito de segunda a sexta-feira, das 08h às 14h. O telefone é o (37) 3281-7328 – Ramal 24.

Secretaria Municipal de Administração
Praça Getúlio Vargas, 18, Centro.
(37) 3281 – 7328 – Ramal 31
administracao@samonte.mg.gov.br