Pregão presencial gera economia

Administração
Publicado em: 21 de Janeiro de 2010. Última Atualização: 9 de Julho de 2015


Economia, eficiência e transparência. Estas são algumas das principais vantagens que a Prefeitura Municipal de Santo Antônio do Monte vem obtendo, após implantar o sistema de Pregão Presencial, que é uma nova modalidade licitação, implementada para agilizar na aquisição de produtos e serviços, pelas Secretarias Municipais. A licitação através de Pregão, que agrega ainda a Ata de Registros de Preços, é um método que vem sendo bastante utilizado por diversos municípios, contribuindo na gerência dos recursos e proporcionando significativas economias aos cofres públicos do município. O fato de ser presencial mostra toda a transparência nos processos, que são acompanhados pelos licitantes.

Em Santo Antônio do Monte, desde a implantação do pregão presencial no ano de 2006, já foram realizados com êxito diversas licitações, destacando-se alguns como os de: Combustíveis; Materiais de Enfermagem; Medicamentos, Materiais de Escritório; Materiais de Construção; Kits laboratoriais, dentre outros, que englobando-se todas as categorias, trouxeram uma média de, aproximadamente, 30% de redução nos custos em relação ao preço mínimo praticado em mercado.

De acordo com Luis Antônio Resende, Chefe do Controle Interno da Prefeitura Municipal de Santo Antônio do Monte, todo o processo de elaboração dos editais, assim como a realização dos pregões, seguem todas as orientações do Governo Federal, Estadual e do Tribunal de Contas. “A Prefeitura trabalha de forma dinâmica e correta quanto às licitações, que incluem os pregões presenciais, respeitando sempre a Lei das Licitações, promovendo a compra adequada de suprimentos de acordo com as nossas necessidades e a legislação vigente. Para se ter uma idéia, realizamos ontem (20), um grande pregão presencial, num total de 83 itens, que incluíam de equipamentos eletronicos a matérias de escritório. A média de redução de custos ficou em torno de 35% a 40 %. Um grande ganho para a cidade”, avalia.

Para entender melhor:

O Pregão é uma modalidade de licitação em que a disputa pelo fornecimento de bens ou serviços é aberta a qualquer tipo de instituição ou empresa, sendo realizado em sessão pública aberta onde os fornecedores apresentam suas propostas de preço por escrito e negociam também verbalmente, independente do valor estimado da contratação. Pode-se dizer que o pregão é um “leilão invertido”, onde o pregoeiro pergunta quem vende por menos.

Mais Informações

Secretaria Municipal de Administração
Praça Getúlio Vargas, 18, Centro.
(37) 3281 – 7328 – Ramal 31
administracao@samonte.mg.gov.br

Controle Internoo
Praça Getúlio Vargas, 18, Centro.
(37) 3281 – 7328 – Ramal 34
controleinterno@samonte.mg.gov.br




TAG's: Pregão, presencial, gera, economia

Inicial | Voltar
Link permanente: