Prefeitura repassa R24mil para o Lar Vicentino

Dividida em parcelas mensais,subvenção ajudará Sociedade São Vicente a oferecer bem estar aos idosos
Publicado em: 12 de Agosto de 2013. Última Atualização: 8 de Julho de 2015

A Prefeitura de Santo Antônio do Monte firmou através da Lei nº 25/2013, aprovada por unanimidade pela Câmara Municipal, convênio e transferência de recursos financeiros ao Lar Vicentino, administrado pela Sociedade São Vicente de Paula.

O Lar Vicentino foi fundado em 13 de maio de 1984. Por se tratar de uma entidade beneficente, ao longo desses 29 anos luta com dificuldade, gerenciando recursos financeiros escassos para garantir dignidade e qualidade de atendimento aos 36 idosos acolhidos pela instituição.  Infelizmente, muitos deles nem recebem a visita de familiares. Sem a assistência das famílias, o Lar Vicentino fica responsável por todas as necessidades básicas dos idosos, como por exemplo alimentação, vestuário, remédios, assistência médica e ambulatorial, entre muitas outras carências físico-emocional-afetivas.  A diretoria do Lar enfatiza que precisa da solidariedade de toda a comunidade, pois os gastos são muito altos e as despesas mensais diversas.

Por meio desta Lei, o Executivo Municipal ficou autorizado a repassar, através de subvenção do Fundo Municipal de Assistência Social, R$24.000,00 (vinte quatro mil reais), provenientes de recursos financeiros do Governo do Estado de Minas Gerais/Piso Mineiro de Assistência Social, voltado para serviços de proteção social especial de alta complexidade, envolvendo o atendimento a pessoa idosa.

A Política Nacional de Assistência Social PNAS/2004 define que os serviços de proteção social especial de alta complexidade são aqueles que garantem proteção integral - moradia, alimentação, higienização e trabalho - para famílias e indivíduos que se encontram sem referência e/ou em situação de ameaça, necessitando ser retirados de seu núcleo familiar e/ou comunitário.

O desembolso dos recursos por parte do Município, será efetuado em 06 (seis) parcelas mensais consecutivas de R$4.000,00 (quatro mil reais), conforme Plano de Trabalho apresentado pela entidade. Para fins de Transparência Pública, esta subvenção social correrá pela datação orçamentária corrente.

Para o Presidente do Lar Vicentino Daniel Dias, “o Asilo precisa muito da ajuda de nosso município. Este recurso veio em hora certa e nos ajudará a manter o bem estar dos nossos idosos, proporcionando a essas pessoas, que na maioria das vezes são esquecidas pela sociedade civil, uma vida mais digna”, finalizou.

TAG's: Prefeitura, repassa, R24mil, para, Vicentino