Prefeitura realiza Jornada Mineira do Patrimônio Histórico

Doações de livros marcam o início das atividades no Município
Publicado em: 12 de Setembro de 2013. Última Atualização: 8 de Julho de 2015

Doação de livros infantis para as escolas municipais, inclusive as da zona rural, marcou o início da Jornada Mineira do Patrimônio Cultural em Santo Antônio do Monte, na última segunda-feira (09), no Centro de Turismo e Cultura João Robson de Castro - CETUC. Autoridades e comunidade escolar prestigiaram o evento, no qual o escritor, então Secretário Municipal de Cultura Carlos Lúcio Gontijo disponibilizou para as crianças do ensino fundamental a 2ª edição do livro "DUDUCHA E O CD DE MORTADELA" de sua autoria. A mesa de honra foi composta pelo prefeito Dr. Wilmar de Oliveira Filho, o chefe de gabinete  Renato Couto, a secretária Municipal de Educação Márcia Bernardes, a presidente da Associação Santoantoniense de Letras  - ACADSAL Sônia Veneroso e o presidente do Conselho do Patrimônio Histórico Ademar de Oliveira.

A Prefeitura ressalta que a programação da Jornada vai até sexta-feira (20) e que segunda-feira (23) começa a 7ª Primavera dos Museus com muitos outros eventos culturais.  A Secretaria Municipal de Cultura e Turismo convida você e sua família para conhecer melhor os patrimônios culturais da nossa terra.

No dia 13 de setembro, a partir das 17h no CETUC - Apresentações da Lira Monsenhor Otaviano, Fanfarra Cônego Padre Paulo Michla e da Orquestra de Cordas.

Dia 16 de setembro, a partir das 19h no CETUC - Encontro e apresentação de tradicionais grupos de Reinado e Folia de Reis, que são importantes raízes (e alicerces) do patrimônio imaterial do nosso povo.

Dia 20 de setembro, a partir das 15h no CETUC - Peça teatral “Samonte no tempo da vovó”, produzida por Maria Ortélia (Telinha), o roteiro enfoca a história de Santo Antônio do Monte.

De 09 à 20 de setembro -  O Centro de Memória Municipal, na Av. Coronel Amâncio Bernardes, 181, estará aberto à visitação de estudantes, principalmente alunos do ensino médio.  Neste período também haverá de 9h às 11h e 14h às 16h uma Exposição de Fotografias Antigas e Históricas do Município de S. A. do Monte.

Com o tema “amamos a nossa terra, à medida que a conhecemos” a jornada tem como intuito maior familiarizar a comunidade com as manifestações artísticas da cidade, resgatando desta forma sua própria identidade, fomentando o interesse das pessoas em fazer parte da cultura local, despertando inclusive para a importância tanto do artista quanto do público para tais eventos.

TAG's: Prefeitura, realiza, Jornada, Mineira, Patrimônio, Histórico