Prefeitura promoverá ações durante o Setembro Amarelo

Publicado em: 10 de Setembro de 2018. Última Atualização: 10 de Setembro de 2018

A Prefeitura de Santo Antônio do Monte, por meio do Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) irá promover diversas ações durante o Setembro Amarelo, mês de prevenção do suicídio.

O psicólogo do CAPS Vida, Washington Morais Costa destaca que o objetivo das atividades é conscientizar a população, sobre este problema tão grave, que é o suicídio.

“O Setembro Amarelo é um mês de diálogo, de escuta e compreensão do outro. É um mês que busca criar conversas sobre o assunto, deixar as pessoas que sofrem com pensamentos suicidas saberem que elas não estão sozinhas, e que a morte não é solução para os sofrimentos, angústias e dores da existência. Que existem outras possibilidades, outros caminhos”, enfatiza.

De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), um brasileiro tira a própria vida a cada 45 minutos. Washington ressalta, que frases como “Vou desaparecer”, “Vou deixar vocês em paz”, “Eu queria poder dormir e nunca mais acordar”, “É inútil tentar fazer algo para mudar, eu só quero me matar”, “Sou um fardo para todos”, “Não vale a pena viver!” são sinais de alerta, e não devem ser ignoradas pela família.

“Ao conversar com alguém que expresse ideias de suicídio é preciso escutar empaticamente, sem julgamento, oferecendo apoio e solidariedade com o sofrimento da pessoa. É preciso incentivar a busca de um profissional médico, psicólogo, assistente social ou outro profissional de saúde mental”.

12/09/2018

2ª Mobilização de Valorização da Vida e Prevenção do Suicídio – Roda de conversa

Local: CETUC – Centro de Turismo e Cultura

Aberto à população

21/09/2018

Momento de lazer e Valorização da Vida

Local: Praça de Esportes

Somente usuários do CAPS VIDA

25/09/208

Arte na Praça: Ação de Valorização da Vida e Prevenção do Suicídio.

Local: Praça Monsenhor Otaviano

Aberto à toda população