Prefeitura pede que o Estado assuma os presos da cadeia de Samonte

Além de diminuir os gatos, a medida disponibilizará mais policiais nas ruas
Publicado em: 28 de Outubro de 2013. Última Atualização: 8 de Julho de 2015

Uma comitiva de Santo Antônio do Monte reuniu-se, na última segunda-feira (21), com o secretário de Estado de Defesa Social Rômulo Ferraz, para solicitar que o Governo de Minas assuma a cadeia pública do município. O prefeito municipal Wilmar Filho, o procurador Antenógenes Júnior e o gestor de Defesa Social Ocimar Antônio dos Santos contaram com o apoio do deputado Domingos Sávio para apresentar ao secretário a situação precária da infraestrutura da cadeia e a lotação incoerente com o tamanho da unidade. “Nossa cadeia está lotada. O secretário se mostrou solícito às nossas dificuldades e disse que como a maioria da população carcerária é formada por detentos naturais de outras cidades, a primeira medida será a transferência dos presos para presídios da região que tenha infraestrutura adequada”, esclareceu o prefeito.

Em Santo Antônio do Monte, o tema já vem sendo discutido algum tempo e a própria criação do Departamento de Defesa Social foi uma resposta às várias demandas da comunidade. Para Domingos Sávio, a reunião foi o primeiro passo para importantes mudanças no sistema de segurança pública na cidade. O prefeito Wilmar Filho disse que as expectativas são muito boas e que a Prefeitura não está medindo esforços para encontrar soluções definitivas para os problemas que se agravaram nos últimos anos. “Como todos sabem, além de onerar os custos do município, a segurança e manutenção da cadeia consome atualmente cinco policias que poderiam estar nas ruas, atuando na prevenção dos crimes contra a população”, finalizou.

TAG's: Prefeitura, pede, Estado, assuma, presos, cadeia, Samonte