Prefeitura entrega Casa do Monsenhor Otaviano para instalação de museu sacro

Decreto assinado pelo Prefeito Dinho do Braz oficializa a cessão por 30 anos. Mitra Diocesana de Luz é a responsável pela utilização do local em proveito da comunidade
Publicado em: 25 de Janeiro de 2018.

O Prefeito Dinho do Braz entregou ao padre Adelzire Moraes a chave do imóvel popularmente conhecido como Casarão do Monsenhor Otaviano. A entrega fez parte do ato de assinatura do Decreto Nº 040/2018 que autoriza a utilização do imóvel público localizado na rua Vigário Alexandrino, nº 126, Bairro Monsenhor Otaviano e seu respectivo lote, tombado em 2007 como patrimônio histórico do município. Segundo o Decreto assinado por Dinho do Braz no dia 18/02, fica permitida a utilização e manutenção do imóvel à Mitra Diocesana de Luz, que agora é a responsável pela utilização do local em proveito da comunidade. O documento prevê ainda que a autorização durará 30 anos, podendo ser prorrogada por igual período, e proíbe a alteração da composição e característica original do imóvel que está sob proteção do tombamento.

“Hoje estamos realizando um sonho da Administração. O ex-Prefeito Dr. Wilmar Filho foi responsável por comprar e adquirir este imóvel com o intuito de preservar a imagem do Padrinho Vigário e nós estamos concretizando. Desejo que seja um local de orações e milagres”, disse o Prefeito, além de pedir ao padre que reze sempre pelo município.

Adelzire Moraes lembrou que foi uma recomendação do Bispo Dom José Aristeu Vieira o trabalho de preservação da história do Padrinho Vigário. “Considero o recebimento desta chave como um presente de Deus e eu tenho rezado demais por causa do tamanho da responsabilidade que está sendo passada para nossas mãos, porque não são minhas mãos, são nossas mãos. Que Deus ilumine ao Prefeito, Vice-Prefeito e toda a equipe por essa atitude. Vamos trabalhar todos juntos. Obrigado pelo carinho e pela atenção”, disse ele.

A princípio, o Casarão do Monsenhor Otaviano funcionará como um museu sacro sobre a trajetória do Padre Vigário com funcionamento para visitações. No dia 06 de fevereiro, data em que se completa 90 anos do seu falecimento, haverá programação especial. “Agradecemos e recebemos o compromisso de cuidar com toda a responsabilidade do mundo desse presente de Deus”, acrescentou o padre.

Estiveram presentes durante a reunião, o Vice-prefeito Luís Resende, a presidente do Conselho Municipal de Patrimônio/representante da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo Marisa Campos e mais representantes.

TAG's: Prefeitura, entrega, Casa, Monsenhor, Otaviano, para, instalação, museu, sacro