Prefeitura de Samonte realiza VIII Conferência de Assistência Social

Publicado em: 12 de Julho de 2013. Última Atualização: 30 de Junho de 2015

As conferências municipais são o espaço propício para o exercício da cidadania e da mobilização social, onde os cidadãos podem fazer valer as suas opiniões para a formulação de políticas públicas que atendam suas reivindicações. Com este objetivo democrático, a Prefeitura de Santo Antônio do Monte por meio da Secretaria de Assistência Social, realizou na última quinta, 04/07, a VIII Conferência Municipal de Assistência Social. O evento que aconteceu no Salão Alex Buffet, promoveu debates e elaborou propostas que após eleitas pela votação da maioria dos presentes como viáveis e importantes para a realidade do município, serão levadas para as conferências em níveis regionais e nacionais.

A abertura oficial realizada pelo Prefeito Wilmar de Oliveira Filho e pela Presidente do Conselho Municipal de Assistência Social Sônia Aparecida de Faria Resende, aconteceu após a apresentação do coral “Peti Encanta”, composto pelos alunos do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos realizado pela Secretaria de Assistência Social (fotos). Presentes na solenidade, além do Prefeito Municipal, o Vice-Prefeito Dinho do Bráz, o Secretário de Assistência Social Alex Lima Alves, o representante da Câmara de Vereadores Dinho Góis, além de representantes de diversas instituições como APAE, Lar Vicentino, Comunidade Terapêutica São Francisco de Assis, Polícia Civil e Fundação de Saúde Dr. José Maria dos Mares Guia. Destacaram-se as presenças dos integrantes do grupo “Café com Libras” (serviço de inclusão para crianças e jovens com deficiência auditiva, realizado também pela Secretaria de Assistência Social), que fizeram questão de participar do evento e contaram com a tradução simultânea realizada pela assistente social e intérprete de libras Fernanda Silva. A responsável pela palestra com o tema central “A Gestão e o Financiamento na efetivação do Sistema Único de Assistência Social - SUAS” foi a Mestre em Assistência Social e Responsável Técnica pelos Programas Sociais da Prefeitura de Divinópolis, Olsymara Cavalcant, que enriqueceu os debates e as propostas elaboradas durante a Conferência. O participante José Aparecido Vidal pediu o uso da palavra para destacar a importância da iniciativa para a população. “Não estou aqui como representante de nenhuma entidade, estou aqui apenas como cidadão, porque atendi o chamado da Secretaria de Assistência Social quando ouvi a convocação no rádio e no carro de som para a participação da população. E a população é a maior beneficiada por este evento”, disse.

Durante seu pronunciamento, o Prefeito Wilmar Filho reafirmou o compromisso de trabalho, em marcha desde o dia 1º de janeiro de 2013, para a garantia de uma vida mais igualitária e justa para todos os cidadãos, com a implementação e aperfeiçoamento de diversos serviços e programas públicos que atendem as famílias santoantonienses, especialmente aquelas em situação de vulnerabilidade social.

Veja algumas ações da Secretaria de Assistência Social de Santo Antônio do Monte:

• Realização de cursos profissionalizantes do PRONATEC em parceria com o SENAI.
  • Recadastramento do programa Bolsa Família, conforme determinação do Governo Federal.
  • Fortalecimento dos Conselhos Municipais e realização das pré-conferências.
  • Manutenção e otimização do Programa de Agricultura Familiar, apoio à Associação dos Produtores Rurais Familiares (ASPROSAM), participação no Programa Nacional de Merenda Escolar.
  • Reforma das instalações do PETI Nossa Senhora de Fátima.
  • Manutenção e dinamização das unidades do CRAS (Centro de Referência de Assistência Social) nos bairros Dom Bosco e São José.
  • Manutenção e dinamização do CREAS (Centro de Referência Especializado de Assistência Social) para atendimento de pessoas em situação de violação de direitos.
  • Realização do Forró da 3º Idade.
  • Reforma do Velório Municipal.
  • Convênios com a liberação de recursos financeiros para a APAE, Comunidade Terapêutica São Francisco de Assis, Abrigo Casa da Restauração e Lar Vicentino.

TAG's: Prefeitura, Samonte, realiza, VIII, Conferência, Assistência, Social