Prefeitura de Samonte promove ações de combate ao abuso sexual

Dia Mundial de Combate é comemorado nessa quarta-feira. Diversas atividades já foram iniciadas e vão até quinta-feira.
Divulgação Publicado em: 17 de Maio de 2016.

Uma luta que nunca deverá acabar. O combate à exploração e abuso de crianças e adolescentes é constantemente lembrado. Nessa semana, comemora-se o Dia Mundial alusivo ao movimento. A Prefeitura Municipal de Santo Antônio do Monte, através da Secretaria de Assistência Social, produziu um cronograma de ações a serem realizadas durante a semana. Na programação, intensos debates sobre o tema com crianças e adolescentes das escolas estaduais de Samonte vêm sendo feitos desde segunda-feira (16). Além disso, alunos envolvidos no projeto farão blitze educativas. “É um assunto que devemos tratar com bastante cautela e seriedade. Por isso, as equipes que irão promover os debates nas escolas são formadas por pessoas extremamente profissionais, que sabem lidar bem com o assunto. Além de serem nosso público-alvo, os jovens são influentes no dia-a-dia, e conseguirão repassar as informações para familiares, amigos e vizinhos”, destaca Karina Faria, secretária de Assistência Social de Santo Antônio do Monte.

POR QUE DIA 18?

O 18 de maio foi instituído ao caso devido ao sequestro e violência sofridos por uma menina de 08 anos, em 1973, no Espírito Santo.O abuso sexual envolve contato sexual entre uma criança ou adolescente e um adulto ou pessoa significativamente mais velha e poderosa. As crianças, pelo seu estágio de desenvolvimento, não são capazes de entender o contato sexual ou resistir a ele, e podem ser psicológica ou socialmente dependentes do ofensor. O abuso acontece quando o adulto utiliza o corpo de uma criança ou adolescente para sua satisfação sexual. Já a exploração sexual é quando se paga para ter sexo com a pessoa de idade inferior a 18 anos. As duas situações são crimes de violência sexual.

18 de maio:

- Blitz educativa (próximo a Praça da Matriz), com panfletagem e colocação de adesivos nos veículos, às 13h;

- Cine debate e oficinas sobre o tema com os alunos da Escola Estadual de São José dos Rosas e Escola Estadual Padre Paulo;

19 de maio:

Cine debate sobre o tema com alunos do ensino fundamental da Escola Estadual Senhora de Fátima.

TAG's: Prefeitura, Samonte, promove, ações, combate, abuso, sexual