Prefeitura coleta dados para o PPA

Orçamento
Publicado em: 17 de Julho de 2009. Última Atualização: 30 de Junho de 2015

A Prefeitura de Santo Antônio do Monte, por meio da Secretaria Municipal de Administração e Recursos Humanos e Secretaria Municipal de Fazenda e Planejamento, está concluindo o levantamento de investimento e dados, nas secretarias municipais e nos setores da administração municipal, para a elaboração do Plano Plurianual (PPA). Trata-se de uma espécie de “orçamento mãe”, que dita às diretrizes e metas que serão cumpridas nos próximos anos. O trabalho consiste na projeção de arrecadação do município, em consonância com os projetos e investimentos a serem realizados, levando-se em conta a inflação, crescimento real da receita e valor adicionado fiscal.

“Estamos fazendo a coleta de dados em todos os setores da administração para fechar o PPA. Trata-se de um levantamento para se conhecer a realidade do PIB municipal e, assim, direcionar metas de governo que serão contempladas nesse instrumento de orçamento para os próximos anos. Os investimentos realizados pela Prefeitura, como obras de infra-estrutura (foto), por exemplo, entram nesse projeto”, informou o secretário de administração, Otaviano José Borges. Paralelamente, Otaviano citou a recente aprovação, na Câmara Municipal de Vereadores de Santo Antônio do Monte, da Lei de Diretrizes e Bases Orçamentárias (LDO), outra importante lei, que junto com o PPA, trata dos investimentos nas diversas áreas de competência da administração municipal.

Otaviano disse ainda que a coleta de dados para o fechamento do PPA está sendo agilizada. “Temos acompanhado o comportamento da receita, além de outras informações para a elaboração do PPA. Todo o secretariado está mobilizado e, em breve, o plano estará pronto”. Finalizada a coleta de dados, o PPA será, assim como a LDO, encaminhado à Câmara Municipal de Vereadores para aprovação.

O PPA

O Plano Plurianual - PPA é o instrumento para planejar o crescimento do município. Trata-se de uma lei que estabelece as diretrizes, os objetivos e as metas da administração pública durante quatro anos, a partir do segundo ano de cada mandato do prefeito municipal. Elaborar um Plano Plurianual é decidir quais são os investimentos mais importantes dentro de um projeto de desenvolvimento. Na discussão do PPA, buscam-se respostas para questões fundamentais, como exemplo: As políticas mais adequadas para estimular os diversos setores da produção; As ações para reduzir as desigualdades sociais e os projetos de infra-estrutura que vão receber mais atenção e recursos.

Secretaria Municipal de Administração
Praça Getúlio Vargas, 18, Centro.
(37) 3281 – 7328 – Ramal 31
administracao@samonte.mg.gov.br