Prefeitura celebra Dia da Mulher

Publicado em: 7 de Março de 2012. Última Atualização: 8 de Julho de 2015

Nesta quinta-feira, dia 08/03, o mundo inteiro comemora o Dia Internacional da Mulher. A data é marcada pela celebração das conquistas humanas, políticas e sociais alcançadas após anos de luta pela igualdade de condições em relação aos homens. Em Santo Antônio do Monte, a Prefeitura Municipal celebra a data com diversas ações. “Tenho a convicção de que hoje e sempre devemos homenagear o importante papel das mulheres no desenvolvimento das nossas famílias e da nossa sociedade”, explica o prefeito Leo Camilo. Às oito da manhã desta quinta-feira, ele apresenta uma edição especial do seu programa de rádio “Bom Dia Prefeito”, veiculado pela Montense FM (102,9). Na pauta da edição desta semana, Leo Camilo fala sobre as políticas públicas desenvolvidas pela Prefeitura em prol da mulher santoantoniense e destaca o fato de estar à frente da gestão municipal que mais confiou cargos de comando e de destaque para as mulheres. Ao todo são quatro mulheres ocupando cargos de comando das secretarias municipais, além de todos os cargos de chefia em departamentos, projetos e programas sociais. “Somos uma gestão que acredita no potencial de liderança da mulher”, declarou o prefeito.

Durante todo o dia, eventos vão mobilizar a unidade do bairro São José do CRAS (Centro de Referência de Assistência Social) com confraternizações entre as mulheres usuárias do programa. O CAPS (Centro de Atenção Psicossocial) realizará uma intervenção urbana em homenagem ao Dia da Mulher, com blitz na Praça Getúlio Vargas, a partir das nove horas da manhã.

A Secretaria Municipal de Cultura e Turismo realiza também nesta quinta, a abertura da exposição fotográfica “Ser Mulher é Ser...” com objetos, poemas e fotos de mulheres que se destacaram ao longo da história do município de Santo Antônio do Monte. A entrada é gratuita e o evento acontece na sede do Centro de Memória “Dr. José de Magalhães Pinto”, às seis da tarde (foto).

Origem da Data:

No dia 08 de março de 1857, operárias de uma fábrica de tecidos, situada na cidade norte americana de Nova Iorque, fizeram uma grande greve. Ocuparam a fábrica e começaram a reivindicar melhores condições de trabalho, tais como, redução na carga diária de trabalho para dez horas (as fábricas exigiam 16 horas de trabalho diário), equiparação de salários com os homens (as mulheres chegavam a receber até um terço do salário de um homem, para executar o mesmo tipo de trabalho) e tratamento digno dentro do ambiente de trabalho. A manifestação foi reprimida com total violência. As mulheres foram trancadas dentro da fábrica, que foi incendiada. Aproximadamente 130 tecelãs morreram carbonizadas, num ato totalmente desumano. Porém, no ano de 1910, durante uma conferência na Dinamarca, ficou decidido que o 08 de março passaria a ser o "Dia Internacional da Mulher", em homenagem as mulheres que morreram na fábrica em 1857. Mas somente no ano de 1975, através de um decreto, a data foi oficializada pela ONU (Organização das Nações Unidas).

TAG's: Prefeitura, celebra, Mulher