Políticas Culturais são debatidas

Conferência Cultura
Publicado em: 28 de Outubro de 2009. Última Atualização: 30 de Junho de 2015


Foi realizada na tarde de ontem (27), na sede do Glória Clube, a II Conferência Municipal de Cultura de Santo Antônio do Monte, evento que integra o programa e as ações da II Conferência Nacional de Cultura, que será realizada em março de 2010. Seguindo as diretrizes repassadas pelo Ministério da Cultura, o encontro abordou o tema “Cultura, Diversidade, Cidadania e Desenvolvimento”. Tema chave este, que se desmembrou em debates e palestras abordando cinco eixos temáticos: Produção Simbólica e Diversidade Cultural; Cultura, Cidade e Cidadania; Cultura e Desenvolvimento Sustentável; Cultura e Economia Criativa e Gestão e Institucionalidade da Cultura.

A Conferência foi aberta com a execução do hino nacional pelo saxofonista da Lira Monsenhor Otaviano, Antônio Maurílio dos Santos. Logo em seguida, foi realizada uma apresentação musical e folclórica dos alunos da 4º série da Escola Municipal Amâncio Bernardes. Após essas apresentações, foi feita a leitura do Regimento Interno da Conferência e a sua aprovação pelos presentes. O prefeito de Santo Antônio do Monte, Leonardo Lacerda Camilo, saudou os presentes e, em breve discurso, elencou ações de cultura realizadas na cidade e fomentou a realização da conferencia. “Já faz 05 anos que a Cultura em Santo Antônio do Monte ganhou novos ares, passando a ter uma agenda de trabalho, um Plano Municipal de Cultura. Exemplo disso, foi a recente conquista de 07 pontos no ranking de ICMS Cultural pelo nosso município. Nosso trabalho, coordenado pela Secretaria Municipal de Cultura, ficou apenas atrás de Formiga na região centro-oeste, que contratou uma consultoria para esse fim. Ou seja, a realização da segunda edição da Conferencia de Cultura, em consonância com o Ministério da Cultura, é uma prova do nosso trabalho, de destaque regional, pela promoção e valorização da nossa cultura”, disse o prefeito, revelando também o seu desejo de que, em breve, a administração do Centro Municipal Dr. José de Magalhães Pinto, passe a ser feita por uma Associação Cultural do município.

A Secretaria Municipal de Cultural, Dilma Moraes, apresentou aos presentes um relato sobre a história da cidade, citando datas e momentos importantes da trajetória de 251 anos de historia documentada do município. Citando projetos futuros, a historiadora agradeceu a presença de todos e reiterou seus objetivos de promover a cultura e o turismo em Santo Antônio do Monte. “Necessitamos cada vez mais de políticas públicas que promovam a cultura em todos os seus aspectos. Assim como nas tradicionais canções e cantigas, é preciso que tenhamos cada vez mais pessoas participando da roda da cultural. Esse é, com certeza, o maior objetivo dessa conferencia de cultura”, avaliou Dilma.

A primeira palestra do dia abordou “Produção Simbólica e Diversidade Cultural” e foi ministrada por Flávio Pereira da Silva, ex-Gerente do SESC Laces. “Definir as manifestações culturais é diminuir a capacidade de atuação de cada uma das formas de diversidade possíveis. Diante disso, é importante ver que a Cultura pertence a todos nós. São sentidos de cultura diferentes, aplicados em cidades diferentes. O importante é assegurar a todos o direito à identidade cultural e a participação no seu processo de construção”, comentou Flávio.

Em seguida, foi a vez do professor e escritor, Jacinto Guerra, realizar uma palestra descontraída, falando sobre sua carreira de escritor e suas raízes na região centro-oeste do estado, em especial, sobre suas ligações com Santo Antônio do Monte. “Minha primeira obra literária foi “O Pracinha de Santo Antônio do Monte” e, apesar de expandir meus estudos para outras cidades da região, principalmente, na minha cidade natal, Bom Despacho, tenho um grande carinho pela cidade e amigos de Santo Antônio do Monte. Digo, inclusive, que existem cidades que não se pode deixar de conhecer, entre elas, Brasília, Curitiba, Joinville e, claro, Santo Antônio do Monte. Valeu a pena vir de Brasília para estar presente nesse encontro de amigos”, revelou Jacinto Guerra.

Após as duas palestras, foi realizada a reunião dos eixos de trabalho para discussão dos temas e elaboração de propostas e apresentação e aprovação das diretrizes da Conferência Municipal. Foram eleitos, também, os delegados que irão representar o município na Conferência Estadual de Cultura, que será realizada ate o mês de dezembro deste ano. Finalizando o encontro, foi elaborado um relatório de atividades que será enviado, em até dez dias, para a Secretaria de Estado de Cultura e ao Ministério da Cultura.


Mais Informações
Secretaria Municipal de Cultura e Turismo
Praça Benedito Valadares, S/Nº. Estação Cultura - Centro.
(37) 3281 – 5826
cultura@samonte.mg.gov.br




TAG's: Políticas, Culturais, debatidas

Inicial | Voltar
Link permanente: