PETI Senhora de Fátima comemora natal com a família

PETI
Publicado em: 7 de Dezembro de 2011. Última Atualização: 30 de Junho de 2015

Na tarde de ontem, terça-feira (06/12), o PETI (Programa de Erradicação do Trabalho Infantil) do Bairro Senhora de Fátima encerrou suas atividades deste ano. Para marcar a data foi organizada pela equipe do programa uma comemoração de natal oferecida aos alunos e seus familiares. A festa contou com a apresentação do coral Encanto composto por crianças e adolescentes que freqüentam o programa, além de números de dança. O PETI entra de férias e retorna em janeiro de 2012.

As famílias dos mais de 60 alunos que freqüentam a unidade do bairro Senhora de Fátima estiveram presentes. Nicéa Aparecida Santos coordenadora do programa fez questão de enfatizar a importância do serviço que é oferecido as diversas as crianças e adolescentes do município “O trabalho que desenvolvemos é feito com total dedicação, pois sabemos da importância que o programa tem para as vidas de diversas famílias no município de Santo Antônio do Monte. O PETI acaba se tornando uma segunda casa para essas crianças”, disse. Ângela Maria Lacerda, uma das principais colaboradoras do programa reforçou a fala da coordenadora expressando o sentimento de que os lanços que unem a equipe aos alunos do PETI é muito mais do que uma simples relação profissional “vocês pais hoje aqui presentes, podem ter a certeza que cuidamos dessas crianças com carinho realmente especial, pois nós a enxergamos como se fossem nossos filhos”, comentou.

O PETI é um programa do Governo Federal criado com o intuito de retirar crianças e adolescentes menores de 16 anos de situação de trabalho penoso e insalubre, oferecendo diversas atividades que trabalham a auto-estima e convivência familiar dos alunos, promovendo a cidadania. O programa conta com uma equipe multidisciplinar capacitada a acolher o público infanto-juvenil.

Em Santo Antônio do Monte o PETI foi implantado em 2006 pelo Prefeito Leo Camilo e o Vice-Prefeito e Secretário de Assistência Social Geraldo da Silva Dias (Dico). Desde então mais de 300 crianças já passaram pelo programa. Graças a efetiva colaboração para a melhor da qualidade de vida das crianças e adolescentes do município e também de seus familiares, que encontram um relevante suporte, uma segunda unidade foi inaugurada em 2010, no bairro Dom Bosco. “O PETI tem a admirável finalidade de afastar crianças do trabalho infantil. Como em nosso município essa triste realidade é quase inexistente, o programa se tornou um instrumento de promoção dos direitos instituídos pelo Estatuto da Criança e do Adolescente, retirando estes jovens cidadãos de situações de risco social a que são expostos enquanto os pais saem para o trabalho”, avaliou o Vice-Prefeito e Secretário Municipal de Assistência Social Geraldo da Silva Dia, o Dico.

A festividade realizada ontem foi destinada a promover uma confraternização entre família, alunos e equipe do programa. O PETI Dom Bosco comemora o natal com a família no dia 14 de dezembro, quarta-feira, a partir das 18:00 Horas. No dia 21, também numa quarta-feira, acontece no poliesportivo Dr. Renato Azeredo (Centro), a celebração natalina destinada apenas aos alunos das duas unidades do PETI e também do PROJOVEM (Programa Nacional de Inclusão de Jovens).

TAG's: PETI, Senhora, Fátima, comemora, natal, família