PETI Dom Bosco realiza festa natalina

Assistência Social
Publicado em: 15 de Dezembro de 2011. Última Atualização: 30 de Junho de 2015


Na tarde de ontem, quarta-feira (14/12), foi a vez do PETI (Programa de Erradicação do Trabalho Infantil) do bairro Dom Bosco promover a sua confraternização de natal para as famílias das crianças e adolescentes atendidos pelo programa. Representantes do CRAS (Centro de Referência em Assistência Social), CREAS (Centro de Referência Especializado em Assistência Social), Conselho Tutelar, e do PETI Senhora de Fátima estiveram presentes. Familiares dos quase 60 alunos que freqüentam diariamente a unidade do Dom Bosco lotaram o espaço destinado para a realização da comemoração natalina.

Uma das principais funções do PETI é trabalhar a autoestima e a socialização dos alunos e encontra na expressão por meio da arte um eficiente instrumento para atingir este objetivo. Assim, a festa de natal foi abrilhantada com as apresentações artísticas dos próprios alunos do PETI. Teve música, dança e teatro. As famílias puderam presenciar de perto o quão eficiente tem sido o trabalho realizado pela equipe da unidade Dom Bosco, no sentido de promover a integração social. “Chegamos ao final do ano de 2011, com um saldo muito positivo em todos os sentidos, as crianças que estão conosco desde o início da implantação do PETI - Dom Bosco, já progrediram muito no aspecto educacional e psicossocial, que nossa equipe de trabalho dá às crianças e adolescentes tem se mostrado (re)construidor de novos sonhos, pois buscamos fazer dessas crianças cidadãos de bem, capazes de contribuir de maneira positiva para nossa sociedade, mudando a perspectiva de um futuro que não parecia muito promissor a eles e suas famílias”, disse a coordenadora do CRAS e PETI Dom Bosco Karoline Sousa Silva.

Caminhando para completar dois anos de atividade no bairro Dom Bosco, a segunda unidade do PETI em Santo Antônio do Monte surgiu para suprir uma demanda de crianças daquele bairro que necessitavam de acompanhamento no período em não estão na escola e que os pais saem para o trabalho, colocando-os a salvo de estarem exposto a situações risco social. Além de atender famílias do bairro do Dom Bosco, a unidade recebe também crianças e adolescentes dos bairros Chácara, Centro, Bela Vista e Geraldo Luís de Castro. “Em nossa primeira gestão, mais especificamente em 2006, conseguimos introduzir o Programa de Erradicação do Trabalho Infantil em nosso município. Já em nossa segunda gestão pudemos realizar o sonho de instalar uma segunda unidade e com isso ofertar este importante serviço prestado pelo PETI a crianças e adolescentes que se encontram em situação de fragilidade social em qualquer parte da cidade”, disse o Vice-Prefeito e Secretário de Assistência Social Geraldo da Silva Dias, o Dico.

As festas natalinas das duas unidades do PETI (Senhora de Fátima e Dom Bosco) ainda não terminaram. Acontece no dia (21/12), no Poliesportivo Dr. Renato Azeredo, Centro, a festa de natal exclusiva para os alunos de ambos os PETIs e para os participantes do PROJOVEM (Programa Nacional de Inclusão de Jovens).

 


 




TAG's: PETI, Bosco, realiza, festa, natalina

Inicial | Voltar
Link permanente: