Nova unidade do CREAS é inaugurada no bairro Planalto

O Centro de Referência em Assistência Social conta com estrutura padrão exigida pelo Governo Federal
Publicado em: 3 de Março de 2016. Última Atualização: 3 de Março de 2016

No último domingo (28), dando prosseguimento ao histórico dia para Santo Antônio do Monte, a Prefeitura Municipal oficializou a inauguração do Centro de Referência em Assistência Social (CREAS), no bairro Planalto. Situado na rua Joaquim Francisco de Oliveira, o CREAS recebeu o nome de Gildo Antônio do Santos, homenageando, assim, uma das referências em assistência social na cidade.

A solenidade de inauguração contou com grande presença da população, além de autoridades políticas, como os Deputados Federais Domingos Sávio (PSDB) e Reginaldo Lopes (PT), além do Deputado Estadual Tiago Ulisses (PV). Desta maneira, os moradores, que antes eram atendidos na sede provisória no bairro Monsenhor Otaviano, possuem agora um local com maior comodidade e estrutura, seguindo o padrão estabelecido pelo Ministério de Desenvolvimento Social – MDS.

O Centro de Referência em Assistência Social (CRAS) busca prevenir os riscos sociais e o Centro de Referência Especializa da de Assistência Social – CREAS – funciona como um centro de referência de atenção secundária, com profissionais especializados para solucionar um problema que já está instalado. Em Santo Antônio do Monte há dois CRAS: São José, que atende a população a partir do Bairro Senhora de Fátima e CRAS Dom Bosco, que atende o restante da cidade. Há também uma equipe volante que atende às comunidades rurais. “Conseguimos oferecer mais uma unidade com serviço especializado para a população. Era uma grande necessidade do município e, a partir de hoje, contamos com um atendimento de excelência”.

O CREAS é composto por cinco serviços: atendimento a adultos e Idosos vítimas de violência; atendimento a crianças, adolescentes e pessoas com deficiência vítimas de violência; apoio a entidades de acolhimento de crianças, adolescentes e idosos, acompanhamento de crianças e adolescentes no desacolhimento e descumprimento das condicionalidades do PETI; acompanhamento de adolescentes em medidas socioeducativas e serviço especializado em aproximação social com pessoas em situação de rua.

TAG's: nova, unidade, creas, inaugurada, bairro, planalto