Município realiza II Conferência de Educação

Evento teve a participação de autoridades, representantes da rede municipal de ensino e da sociedade
Publicado em: 24 de Novembro de 2017. Última Atualização: 24 de Novembro de 2017

Santo Antônio do Monte sediou, no último dia 14/11, a segunda Conferência Municipal de Educação, com o tema “A construção do Sistema Integrado de Educação Pública de Minas Gerais e a implementação dos Planos de Educação”. Representantes da rede municipal de ensino e da sociedade participaram do evento aberto oficialmente pelo Prefeito Dinho do Braz e pela Secretária de Educação Márcia Aparecida Bernardes. Após a análise e votação do Regimento Interno da Conferência, foram debatidos os dez eixos que nortearam a elaboração de propostas educacionais. São eles: I – Planos decenais e SEE: instituição, democratização, cooperação federativa, regime de colaboração, avaliação e regulação da educação; II - Planos decenais e SEE: qualidade, avaliação e regulação das políticas educacionais; III - Planos decenais, SEE e gestão democrática: participação popular e controle social; IV - Planos decenais, SEE e democratização da Educação: acesso, permanência e gestão; V - Planos decenais, SEE, Educação e diversidade: democratização, direitos humanos, justiça social e inclusão; VI - Planos decenais, SEE e políticas intersetoriais de desenvolvimento e Educação: cultura, ciência, trabalho, meio ambiente, saúde, tecnologia e inovação; VII- Planos decenais, SNE e Valorização dos profissionais da educação: formação, carreira, remuneração e condições de trabalho e saúde; VIII - Planos decenais, SEE e financiamento da educação: gestão, transparência e controle social; IX – Construindo o Sistema Integrado de Educação Pública de Minas Gerais– SIEP/MG; X – Avaliando o Plano Municipal de Educação.

Participaram da Conferência: alunos da Escola Municipal Amâncio Bernardes em uma apresentação artística e o coaching Raphael Bernardo Paixão como palestrante convidado. Na ocasião, também foram eleitos os delegados que representarão o município na etapa estadual da conferência. Márcia Bernardes ressaltou a importância do evento. “A conferência é a oportunidade do exercício democrático da participação popular nos rumos da educação pública”, disse.

TAG's: Município, realiza, Conferência, Educação