Moradores vão receber aquecedor solar

Publicado em: 1 de Novembro de 2011. Última Atualização: 8 de Julho de 2015

Os moradores do Conjunto Habitacional (COHAB) Geraldo Luis de Castro em Santo Antônio do Monte vão ser contemplados com a instalação de aquecedores solares por meio do Programa de Eficiência Energética da CEMIG (Companhia Energética de Minas Gerais). Todas as residências irão receber gratuitamente os equipamentos, desde que estejam com as contas de energia em dia. A previsão, conforme informou a equipe da Cemig, é que até o final de dezembro os mutuários já poderão desfrutar do principal benefício advindo desta iniciativa: economia em até 50% nas contas de luz.

O Programa de Eficiência Energética da CEMIG estabeleceu uma parceria com a Companhia de Habitação de Minas de Gerais (COHAB – MG) e até o final de 2011 irá implantar aquecedores solares em 15 mil unidades habitacionais de baixa renda em todo o Estado de Minas Gerais. A equipe da CEMIG responsável por avaliar a residências que irão receber os equipamentos esteve no município no mês de outubro. Para que possam receber os aquecedores os moradores deverão estar com suas contas de energia em dia.

O Vice-Prefeito e Secretário de Assistência Social Geraldo da Silva Dias (Dico), acompanhou a equipe da CEMIG durante os dias em que permaneceram no município para realização da avaliação. Segundo informou Dico, a COHAB Geraldo Luis de Castro foi beneficiada pelo fato de oferecer estrutura adequada para a instalação dos aquecedores solares, estrutura que os conjuntos mais antigos não oferecem. Disse ainda que a equipe do CRAS São José estará acompanhando a implantação promovendo um trabalho educativo com os mutuários. “A unidade do CRAS São José estará mobilizada realizando um trabalho educativo com os moradores do bairro Geraldo Luis de Castro, para que mantenham as suas contas de energia em dia, para que em dezembro possam receber os equipamentos conforme orientação da equipe da CEMIG a Prefeitura Municipal. É necessária também uma conscientização no sentido de que a economia de energia, que pode chegar até 50 %, não reflita em um maior gasto em água”, informou.

Dico disse ainda que para Santo Antônio do Monte, em especial para os moradores do bairro Geraldo Luis de Castro, isso representa uma melhoria na qualida de vida. Os aquecedores solares poderão contribuir diminuindo os gastos mensais em energia, algo que poderá refletir positivamente em demais itens essências para o bem estar social: alimentação, saúde e educação.Essa conquista representa o reconhecimento da importância do município frente ao cenário estadual. “Ao atingirmos a gestão plena em assistência social, colocamos Santo Antônio do Monte como uma das principais cidades do Estado que investem na qualidade de vida dos moradores de baixa renda. É um beneficio que trás mais benefícios, prova disso é a escolha da COHAB Geraldo Luis de Castro para receber os aquecedores solares da CEMIG, que irá representar economia energética e financeira para os mutuários, algo que contribui para a diminuição da inadimplência destes”, disse.

TAG's: Moradores, receber, aquecedor, solar