A centenária Lira Monsenhor Otaviano recebe novos instrumentos musicais

Após uma década sem investimentos, Lira foi contemplada com o projeto Bandas de Minas e também receberá investimentos da Prefeitura de Samonte
Publicado em: 21 de Março de 2014. Última Atualização: 6 de Julho de 2015


O Prefeito de Santo Antônio do Monte Wilmar de Oliveira Filho, o Secretário Municipal de Cultura e Turismo Carlos Lúcio Gontijo, o maestro Otaviano José Coimbra Batista (Vai) e o músico Antônio Maurílio dos Santos (Tuti), integrantes da Lira Monsenhor Otaviano, participaram nesta quarta (19/03), com o Governador Antônio Anastasia, de solenidade no Palácio da Liberdade, para a entrega de novos instrumentos musicais para a Lira Monsenhor Otaviano. A solenidade também teve a participação do Presidente da CODEMIG Osvaldo Borges, da Secretária Adjunta de Cultura de Minas Gerais Maria Olívia de Castro Oliveira e do Deputado Estadual Tiago Ulisses, entre outras autoridades. 



A Lira Monsenhor Otaviano foi selecionada pelo Edital 2013 da Secretaria de Estado de Cultura (SEC) por meio do Programa Bandas de Minas, cujo objetivo é a preservação de uma das mais importantes manifestações culturais do Estado. Flautas, clarinetas, requintas, trompetes, trombones, trompas, caixas de guerra, bumbos, surdos e sousafones são alguns dos equipamentos distribuídos. “As bandas merecem toda atenção do poder público, que é o responsável por fomentar as ações de cultura. As bandas, talvez, sejam o exemplo mais característico de nossa cultura mineira. Por isso, o nosso empenho, do norte ao sul, de leste a oeste de Minas Gerais, tendo em vista a força, o vigor e a relevância das bandas musicais da nossa história”, enfatizou o Governador Antônio Anastasia. 



A centenária Lira Monsenhor Otaviano não recebia investimentos em revitalização há mais de uma década. “Desde a última administração do Prefeito Wilmar Filho, não recebíamos instrumentos novos. Agora poderemos avançar com o nosso projeto de revitalização. Sem instrumentos não há aulas e sem aulas não existe a formação de novos músicos. Temos atualmente 14 alunos e estes novos instrumentos vão beneficiar tanto estes músicos em formação como também os veteranos”, declara o maestro Vai. 



Com o objetivo de fomentar o trabalho de um dos maiores ícones da cultura santoantoniense, a Prefeitura de Santo Antônio do Monte também entregará novos instrumentos para a Lira. “Por meio do programa Bandas de Minas, o município recebeu 01 Sax Tenor, 01 Sax Alto, 01 Trombone de Pisto, 01 Sax Horns e 01 caixa surda. Agora pela Prefeitura de Samonte vamos receber 04 novos Clarinetes, totalizando uma renovação de 09 instrumentos musicais”, explica o maestro.



“A Secretaria de Cultura e Turismo de Santo Antônio do Monte agradece ao Prefeito Wilmar de Oliveira Filho e ao Deputado Estadual Tiago Ulisses pelo empenho para que a centenária Lira Monsenhor Otaviano, que hoje passa por grande processo de renovação, esteja hoje entre as 100 cidades mineiras beneficiadas pelo Projeto Bandas de Minas”, disse o Secretário de Cultura e Turismo Carlos Lúcio Gontijo.




TAG's: Lira, Monsenhor, Otaviano, recebe, novos, instrumentos, musicais

Inicial | Voltar
Link permanente: