Jornada Mineira do Patrimônio Cultural

Publicado em: 21 de Setembro de 2011. Última Atualização: 30 de Junho de 2015

Acontece nesta quinta-feira (22/09), em Santo Antônio do Monte, a 3ª Jornada Mineira do Patrimônio Cultural. O evento terá a apresentação da Lira Monsenhor Otaviano, da Folia de Reis, dos Grupos de Moçambique da Irmandade dos Devotos de Nossa Senhora do Rosário e também uma exposição com cartazes e banners que buscam retratar a história cultural de Santo Antônio do Monte. A realização é do Governo Municipal 2009/2012 por meio da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo.

Esta atividade faz parte das inúmeras ações de educação patrimonial que o município desenvolve. É uma forma de incentivar a população a conhecer os bens culturais que compõe a identidade cultural da cidade, e também de difundir a consciência de preservação cultural. “O município de Santo Antônio do Monte tem participado todos os anos da Jornada Mineira do Patrimônio Cultural. Neste ano elaboramos uma programação que busca contar um pouco da memória cultural do nosso povo por meio de apresentações musicais que fazem parte de nossa tradição”, disse Marcia Bernardes, Técnica em Promoção e Proteção do Patrimônio Cultural da Secretaria de Cultura e Turismo.

A Jornada Mineira do Patrimônio Cultural é uma iniciativa do Governo de Minas e acontece sempre no mês de setembro, de forma simultânea em todos os municípios mineiros que desenvolvem políticas de preservação patrimonial. O tema deste ano é “Quando a minha história conta a história de todos”.

Vale lembrar que o trabalho de preservação patrimonial desenvolvido pela Secretaria de Cultural e Turismo, obteve reconhecimento entre mais de 500 municípios mineiros no 3º Fórum de Mestres e Conselheiros, realizado em Belo Horizonte nos dias 20 e 21 de agosto deste ano.

A exposição de cartazes e banners será transferida posteriormente para o Centro de Memória Municipal “Dr. José de Magalhães Pinto (CEMM). A 3ª Jornada Mineira do Patrimônio Cultural será realizada no auditório do Centro Turístico e Cultural “João Robson de Castro” a partir das 19:30 Horas. A entrada é gratuita.

TAG's: Jornada, Mineira, Patrimônio, Cultural