Informações gerais

Publicado em: 27 de Fevereiro de 2014. Última Atualização: 15 de Abril de 2016


Breve Histórico


O primeiro registro histórico de Santo Antônio do Monte é uma escritura de doação da sesmaria Alto da Serra, no ano de 1782. Esta escritura de doação foi passada aos herdeiros do senhor Vicente Francisco Oliveira Lopes e esta sesmaria possuía a capela do Alto do Santo Antônio do Monte. No início do século XIX já constava, conforme documentos no Arquivo Público Mineiro, a concessão da pia batismal a capela de Santo Antônio do Monte. 

No ano de 1847 o povoado de Santo Antônio do Monte foi elevado a categoria de Distrito sob a influência do Tenente Coronel Joaquim Antônio da Silva. No ano de 1854 o Curato foi elevado a categoria de Paróquia pela Lei Provincial de 693 de 24 de maio deste ano e teve como seu primeiro vigário o Padre Francisco Alexandrino dos Santos. 

Em 3 de junho de 1859 o distrito foi elevado a categoria de Vila pela lei 981, mas a Vila só foi efetivamente implantada em 29 de julho de 1862. Em 1865, devido a disputas provinciais entre liberais, no poder, e conservadores, na oposição, a Assembléia Geral aprovou a supressão da Vila de Santo Antônio do Monte, que foi posteriormente restaurada em 1871 graças aos esforços dos deputados provinciais Revmo. Vigário Francisco Alexandrino da Silva e Dr. Antônio da Silva Canedo. Em 16 de novembro de 1875, após intensos esforços de toda a comunidade, a Vila de Santo Antônio do Monte foi elevada a categoria de cidade por meio da lei 2.158.

Atualmente Santo Antônio do Monte possui trinta mil habitantes e a principal atividade econômica é a produção de fogos de artifício que garante emprego e renda para um expressivo continente de trabalhadores. Paralelo a esta produção industrial há um importante setor agropecuário que contribui de forma eficaz para o desenvolvimento municipal.

No link "Histórico" a seguir, você encontrará informações mais detalhadas sobre a história da cidade. 

Referências bibliográficasMORAES, Dilma, Santo Antônio do Monte: Doces namoradas, políticos famosos. Belo Horizonte, Minas Gráfica Editora, 1983, p.12-13.A concessão da pia batismal se deu em 1802. BARBOSA, Waldemar de Almeida, Dicionário Histórico e Geográfico de Minas Gerais. Belo Horizonte: Ed. Saterb Ltda, 1971, p. 442-443.

Histórico de Santo Antônio do Monte

 




TAG's: Informações, gerais

Inicial | Voltar
Link permanente: