Inclusão profissional e social

SINE
Publicado em: 4 de Agosto de 2011. Última Atualização: 2 de Julho de 2015


Para quem deseja ingressar no mercado de trabalho ou busca uma nova colocação profissional, a Secretaria Municipal de Assistência Social, oferece há mais de cinco anos, o serviço do SINE (Sistema Nacional de Emprego), principal auxílio existente na área em Santo Antônio do Monte.

Criado pelo Governo Municipal “Plantando Trabalho Implantando Futuro” em 2006, durante a sua primeira gestão, o SINE é um programa do Governo Federal que realiza cadastro gratuito de empresas (que dispõe de vagas de emprego) e encaminhamento de trabalhadores (que procuram uma vaga no mercado de trabalho). Através de seleção de acordo com as aptidões e experiências profissionais do candidato, verifica-se a compatibilidade entre candidato e vaga, para o envio de uma carta de recomendação à empresa contratante.

As vagas oferecidas são em sua maioria para o ramo de fogos de artifício e comércio. As empresas disponibilizam em torno de 60 vagas por mês, para as mais variadas funções. Além de empresas do município de Santo Antônio do Monte, o SINE recebe ofertas de emprego de cidades vizinhas como Pedra do Indaia, Lagoa da Prata e Divinópolis.

Segundo a responsável pelo atendimento do SINE, Maria José Silva, são encaminhados de 6 a 8 currículos para cada vaga oferecida. “Nas fábricas de fogos de artifício, o requisito exigido pelos empregadores é sempre a experiência, enquanto que na área do comercio, leva-se muito em consideração a formação escolar, ensino médio completo e conhecimentos de informática”, explica ela.

Atualmente, o SINE de Santo Antônio do Monte realiza em media 280 atendimentos ao mês. São mais de 20 atendimentos por dia e cerca de 100 novos cadastros mensais. “Muitas vezes, os próprios empregadores procuram o SINE em busca de perfis que se encaixem no que eles precisam. Portanto, o simples fato de ter o nome cadastrado no programa, já é uma forma de estar à disposição do mercado de trabalho para contratação”, conta Maria José.

Inclusão Social

Além de encaminhamentos dos profissionais cadastrados, que ultrapassam a média de 40 contratações por mês, o SINE oferece cursos profissionalizantes para a qualificação dos usuários. Destacam-se os cursos de salgadeira, cabeleireiro, encanador, manicure e pedicure. “Isso mostra que o programa não tem apenas a função de um simples cadastro, mas em oferecer orientação e capacitação profissional”, diz Maria José. Além disso, o SINE em Santo Antônio do Monte tem o diferencial de ouvir os seus usuários e suas demandas. “Estamos realizando uma pesquisa sobre quais os cursos profissionalizantes que eles querem que sejam oferecidos. O curso de cabeleireiro é sem duvida o mais requisitado”.

Para o Vice-Prefeito e Secretário de Assistência Social, Geraldo da Silva Dias (Dico), o trabalho do SINE é um importante instrumento para a inserção social através do mercado de trabalho. “O SINE é o elo que une o empregador e o empregado. É o principal ponto de apoio para aqueles que chegam de fora ou querem recomeçar a vida profissional e para quem busca o primeiro emprego. São incontáveis as histórias que acompanhamos, de pessoas que conseguiram trabalho e mudaram suas vidas graças a este serviço”, avalia Dico.

Serviço

O SINE funciona de segunda a sexta-feira, das 7:00 às 17:00 horas, anexo à sede da Secretaria de Assistência Social e conta, atualmente, com as atendentes Maria José Silva e Alessandra Borges.

Para fazer o cadastro no órgão, a pessoa deve procurar à sede do programa, munida dos seguintes documentos: CPF, título de eleitor, identidades, comprovante de endereço e a carteira de trabalho. O serviço é destinado para maiores de 16 anos.

Todos os dias são incluídas novas oportunidades de emprego nos cadastros, divulgadas na sede do SINE ou através da Radio Samonte FM, todos os dias, sempre às 11 horas da manhã.

Em breve o SINE estará funcionando em novo endereço, com sede própria, novos cursos e o atendimento referente ao seguro desemprego, que é também, uma de suas competências. A nova sede será situada na antiga rodoviária, na Praça Benedito Valares. Um espaço amplo e bastante adequado para o desenvolvimento das atividades.

Informações

(37) 3281-7566 / (37) 3281-7567
 




TAG's: Inclusão, profissional, social

Inicial | Voltar
Link permanente: