Grupo Uirapuru realiza show em Samonte

Publicado em: 24 de Novembro de 2010. Última Atualização: 8 de Julho de 2015

Santo Antônio do Monte receberá no próximo dia 27, sábado, um dos mais expressivos e respeitados grupos de canto de Minas Gerais. Dentro da programação da Agenda Cultural de Novembro, realizada pela Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, o grupo Uirapuru Canto Livre apresenta o show “Era Uma Vez...”, com a participação dos músicos Joabe (teclado) e Daniel Penido (percussão).

O grupo percorre, desde 2009, o circuito das cidades do centro-oeste de Minas, apresentando o show e oferecendo para cada cidade parceira, uma oficina de canto popular para crianças da rede pública de ensino.

Criado em fevereiro de 2001 pelo cantor e compositor Gê Lara, com o apoio de Roberta Machado, o grupo já gravou o seu primeiro cd, intitulado “Era Uma Vez...”. O trabalho é totalmente dedicado a canções brasileiras de domínio público, folclóricas, além de composições do próprio regente. O Uirapuru Canto Livre se destaca no cenário dos grupos mineiros, com a missão singular de trabalhar cada criança individualmente. A proposta é desenvolver a percepção de voz, timbre e buscar a própria afinação de cada criança, através das técnicas básicas de exploração vocal.

“O canto é livre, daí o nome do grupo. Livre porque não nos prendemos a um estilo, uma tendência ou simplesmente a um resgate.Trabalhamos todas estas possibilidades, mas o objetivo principal é a formação do indivíduo através da descoberta de sua própria voz. Para nós, cantar é um ato de comunhão com a vida” , explica Gê Lara.

Inicialmente formado por crianças de seis a doze anos, o grupo incluiu agora em sua missão, desenvolver a musicalização à partir de três anos até a idade adulta. Na sua trajetória, o grupo já participou de vários projetos importantes, entre eles a Caravana Cultural Coca-Cola (ao lado do Saulo Laranjeira), Concertos de Natal, Divinópolis Faz ARTE, Festival de Corais de BH, Cantos e Contos, Encontro na Praça e Festival de Teatro Alterosa (com Telo Borges).

No show que será apresentado em Santo Antônio do Monte, além do repertório do cd “Era Uma Vez...” o grupo vai mostrar canções de Milton Nascimento e Fernando Brant, Saulo Laranjeira, Marisa Monte, Djavan, Heitor Villa Lobos e do próprio regente Gê Lara. O show tem o apoio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura com o patrocinio da Fitedi e Somasa.

Show: “Era Uma Vez...” - Uirapuru Canto Livre e Gê Lara
Dia: 27/11/2010 - Sábado
Horário: 19:00 Horas
Local: Auditório do Centro Educacional Maria Angélica de Castro.
Informações: (37) 3281-5826

* Cada interessado deverá trocar 1 Kg de alimento não perecível ou lata de óleo, por um ingresso, na Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, na Praça Benedito Valadares, SN - Estação Cultura. A arrecadação de alimentos é uma Campanha Natalina em prol das entidades APAE, Creches Municipais e Asilo São Vicente de Paulo.

TAG's: Grupo, Uirapuru, realiza, show, Samonte