Festividades

Aniversário da Cidade

Dia 16 de novembro comemora-se a emancipação política de Santo Antônio do Monte, com desfile cívico, carreata e participação das Escolas Municipais, Estaduais, APAE, Escolas Particulares, Fanfarra, Lira Monsenhor Otaviano e Associações. O brilho maior fica com a entrega de títulos na Câmara Municipal, incluindo a entrega da Medalha Cruz do Monte, que é feita pelo Executivo Municipal.

 

Desfile de Carro de Boi

Acontece no dia do padroeiro da cidade - Santo Antônio - no dia 13 de junho e reúne turistas e carreiros de cidades diversas, que chegam às vésperas do evento; Eles se reúnem no Parque de Exposições, onde se confraternizam, promovem jogos e participam do jantar característico. Depois do desfile pelas ruas da cidade, são realizadas as premiações e entrega de certificados e troféus aos participantes.

 

Semana Santa

A cidade de Santo Antônio do Monte se transforma e entra no clima de reflexão e penitencia durante o período da festa. Famosa por suas belas imagens que se apresentam nas procissões, conta ainda com encenações de quadros bíblicos nos locais e pontos percorridos pelos milhares de fieis.

 

Encontro de Motociclistas

Realizado pelo Moto Clube Águias do Monte, o Encontro Motociclístico de Santo Antônio do Monte acontece sempre na ultima semana do mês de agosto. Trata-se de uma festa sem fins lucrativos e aberta, da qual o público tem acesso aos shows e do local do evento sem pagar nada. Destaque para as motocicletas e os vários integrantes de diversos motoclubes que vem participar do encontro, trajando roupas e acessórios característicos.

 

Exposição Agropecuária - EXPÔSAMONTE

Realizada no Parque de Exposições Odário de Souza - um dos mais modernos e bem estruturados parques de exposição da região centro-oeste -, A Exposição Agropecuária de Santo Antônio do Monte reúne expositores de gado e cavalo durante cinco dias de festa. Durante a noite, são realizados shows com artistas de renome, apresentação de rodeio e entrega de premiações e troféus. Ainda dentro da Exposição acontece o Torneio Leiteiro que dá premiação aos participantes do melhor gado leiteiro.

 

Festa do Padroeiro (Barraquinhas do Padre)

Acontece no dia do padroeiro da cidade - Santo Antônio - no dia 13 de junho e é um evento que une a igreja, Prefeitura e sociedade para proporcionar o que há de melhor para a população e os visitantes. Música campal, procissão do santo padroeiro, exposição das relíquias do santo, barraquinhas, fogueira gigante, apresentação da Folia de Reis, quadrilhas e musicas. Tudo na Praça Getulio Vargas, envolvendo toda a Igreja Matriz de Santo Antônio.

 

Reinado de Nossa Senhora do Rosário

Tradicional evento folclórico-religioso de Santo Antônio do Monte, a festa é Um tributo á São Benedito, Santa Efigênia e Nossa Senhora do Rosário. Em meados de agosto, na Praça Getúlio Vargas, são erguidas várias barracas de grupos assistenciais da cidade, que comercializam comidas e bebidas. Durante a festa, há também a apresentação dos vários cortes e grupos de congos, catopés, vilões etc.

 

Congada de Santo Antônio do Monte

Há mais de 100 anos os grupos de congos vêm se apresentando na cidade no mês de agosto durante a Festa do Reinado de Nossa Senhora do Rosário. Atualmente, Santo Antônio do Monte conta com a presença de diversos grupos de congos, entre eles: Moçambique - o mais importante - ,Corte de São Benedito, Nossa Senhora do Rosário. A essência na apresentação dos grupos é a mesma, louvar São Benedito, porém cada grupo louva e manifesta sua fé à sua maneira, utilizando diversos instrumentos para acompanhamento, como viola, tambores, cavaquinhos, banjo, pandeiro, reco-reco. As vestes dos congos são vistosas e bonitas, feitas geralmente de cetim brilhante. Recentemente, foi criada uma associação de cortes e congos, para organizar e apoiar esta manifestação folclórica.

 

Carnaval

Em fevereiro blocos caricatos, muita folia e diversão invadem a Praça de Eventos na Avenida Tancredo Neves. Durante todos os dias de carnaval a Prefeitura Municipal promove shows e atividades para todos os foliões e turistas que visitam a cidade. São apresentações, premiações, jogos comemorativos, tudo para reforçar o espírito festivo e folião local.

 

Festas Natalinas

Durante todo o mês de dezembro, a cidade se enfeita e são realizadas diversas atividades festivas pela da cidade. São apresentações de corais, conjuntos de músicas, chegada do Papai Noel e apresentações teatrais com enredos natalinos destinados a crianças, jovens, adultos e idosos em escolas, centros educacionais, praças e estabelecimentos comerciais da cidade, o que reforça o espírito natalino local.

 

Festa do Trabalhador

Realizada no 1 dia do mês de maio, a Festa do Trabalhado busca resgatar os valores locais, as tradições e valorizar os trabalhadores. São apresentações artísticas e folclóricas, como shows, missa campal, grupo de danças, apresentação da Lira Monsenhor Otaviano e premiações. O ponto alto da festa é a entrega das homenagens aos trabalhadores feita pela Prefeitura Municipal e pelos entidades e sindicatos da cidade. Além disso, são montados estandes com serviços na área da saúde, meio ambiente, assistência social, educação, cultura e outros.

 

Festas Juninas e Culturais

O mês de junho é destinado à tradições populares e a Cultura. Conquistado pela Prefeitura Municipal de Santo Antônio do Monte, O Grande Circuito dos Bonecos do grupo Giramundo aporta na cidade. O objetivo é incentivar os movimentos culturais da região, melhorando a formação dos profissionais e descobrindo novos talentos. Além das já tradicionais festas de São João e São Pedro, acontece no dia 11 a “Carreata dos Bois”, festa tradicional da cidade e, no dia 13 é comemorado com festa o Dia de Santo Antonio, padroeiro da cidade.

 




TAG's: Festividades

Inicial | Voltar
Link permanente: