Festa de Natal para idosos e crianças

Publicado em: 26 de Dezembro de 2011. Última Atualização: 8 de Julho de 2015

A equipe da Secretaria Municipal de Assistência Social promoveu nos últimos dias 20 e 21, as comemorações de natal para os idosos do município e também para as crianças e adolescentes que participam do PETI (Programa de Erradicação do Trabalho Infantil) dos bairros Senhora de Fátima e Dom Bosco. As festividades aconteceram no poliesportivo Dr. Renato Azeredo, centro. Mais de 60 crianças e quase 80 idosos e familiares compareceram nos dois dias da celebração de final de ano.

Para o público atendido pelas duas unidades do PETI em Santo Antônio do Monte, foram oferecidos lanches, brincadeiras e presentes especiais. Os idosos foram contemplados com uma tarde de música ao vivo e muita diversão. “Depois de um ano em que avançamos no intenso trabalho voltado para os setores mais frágeis da nossa comunidade, com ações que garantem os direitos tanto da pessoa idosa quanto das crianças e adolescentes, vamos encerrar o ano celebrando o espírito natalino e revigorando nosso compromisso para 2012, com a força para concluirmos a grande revolução que promovemos área de Assistência Social do nosso município”, disse o Vice-Prefeito e Secretário de Assistência Social Geraldo da Silva Dias, o Dico.

A Festa de Natal do Idoso faz parte de uma efetiva política voltada ao público da terceira idade, que promove a socialização e o lazer. Existe um calendário de eventos voltados exclusivamente para as pessoas da conhecida "melhor idade". Este calendário anual inclui além do Natal do Idoso, o Carnaval do Idoso, Festa Junina do Idoso e a comemoração do Dia Nacional do Idoso, que acontece todo dia 1º de outubro. Estas festividades são oferecidas pela Prefeitura Municipal todos os anos gratuitamente.

Forró dos Idosos

Outra evento já tradicional no calendário da terceira idade em Santo Antônio do Monte é o Forró dos Idosos, que acontece desde 2008, sempre na última sexta-feira de cada mês. A idéia de criar o Forró dos Idosos na cidade foi uma iniciativa da Secretaria de Assistência Social a partir da necessidade apresentada pelos próprios idosos nos grupos de convivência. “Na época em que aconteciam os grupos de convivência para os idosos, eles demonstraram o desejo de terem o espaço próprio para se divertirem, assim nasceu o Forró dos Idosos, que em outras cidades acontece por meio de iniciativas privadas e em Samonte é uma oferta da Prefeitura por meio da Secretaria de Assistência Social”, informa Nicéa Santos, presidente do Conselho Municipal de Assistência Social.

O Forró dos Idosos é realizado no salão do PETI do bairro Senhora de Fátima, na antiga sede da APAE. “Os forrós são uma forma de garantirmos a socialização e a qualidade de vida por meio de momentos de descontração ao público idoso, que carece de um espaço exclusivo. Quem quiser participar basta ficar atento às divulgações que são feitas por meio de carros de som, rádio e site da Prefeitura Municipal. O valor cobrado e o dinheiro arrecadado com a venda de bebidas são voltados apenas para a manutenção dos forrós, que contam com música ao vivo sempre”, disse Juliana Melo da Secretaria Municipal de Assistência Social, uma das responsáveis pela organização do Forró dos Idosos.

Apesar de estarem atualmente desativados, os grupos de convivência podem voltar a funcionar dependendo única e exclusivamente da vontade da população idosa, como faz questão de ressaltar Nicéa Santos. “Os grupos de convivência para a terceira idade foram interrompidos por falta de adesão do público alvo. O objetivo desses grupos é promover semanalmente, a troca de experiências entre os idosos. Os interessados podem procurar as duas unidades dos CRAS, no bairro Dom Bosco e São José e manifestarem a vontade de participar, se houver um número suficiente os grupos serão reativados”, disse.

TAG's: Festa, Natal, para, idosos, crianças