Feira do produto rural é sucesso de público

Iniciativa da Prefeitura de Samonte em parceria com a ASPROSAM tem aceitação da população.
Publicado em: 15 de Março de 2012. Última Atualização: 8 de Julho de 2015

No último sábado (11/03), teve inicio a Feira da Agricultura Familiar e Artesanatos de Santo Antônio do Monte, idealizada e promovida pela ASPROSAM (Associação de Produtores Rurais Familiares de Santo Antônio do Monte) em parceria com a Secretaria Municipal de Assistência Social. Ao todo 25 produtores rurais compareceram para vender os mais variados produtos hortifrutigranjeiros, da agroindústria e artesanatos.

A feira começou às 07:00 Horas da manhã e por volta das 09:00 Horas as barracas já estavam quase todas vazias, com poucos produtos, tamanha foi a procura. “As expectativas foram superadas. Conseguimos uma resposta muito grande da população já na primeira semana de realização da feira”, disse João Alves representante da equipe da Secretaria Municipal de Assistência Social, responsável por prestar assessoria técnica e administrativa a ASPROSAM.

Para a próxima semana João Alves informa que mais três produtores se juntarão aos 25 que participaram da primeira feira. Ele salienta que o objetivo foi criar um novo mercado para o produtor rural familiar, restringindo a venda para apenas produtos que sejam produzidos no campo em regime familiar de trabalho. “A lei de criação da feira prevê que apenas produtores rurais vinculados à ASPROSAM podem comercializar os seus produtos. O intuito é fortalecer a economia rural, oferecendo para a população produtos saudáveis e naturais. Assim, não é possível abrir espaço para a comercialização de produtos que não venham do campo, já que o objetivo não é abrir um novo ponto de comércio geral. No próximo sábado contaremos com mais três novos produtores”, explicou.

O Vice-Prefeito e Secretário de Assistência Social Geraldo da Silva Dias, o Dico, enxerga a realização da feira como a concretização de um sonho que teve a sua semente plantada ainda no ano de 2006, com a criação da ASPROSAM, por iniciativa da secretaria da qual ele é responsável. “Com a criação da ASPROSAM, em nosso segundo ano de governo, demos o ponta pé inicial para fortalecer o produtor rural e a agricultura familiar do nosso município. A feira vem para coroar quase 7 anos de trabalhos voltados para os trabalhadores do campo, um verdadeiro sonho que se realiza”, disse Dico.

Segundo informou a ASPROSAM, o sucesso do primeiro dia da feira foi muito importante para que os produtores avaliem questões como demanda e variedade dos produtos e assim adequem sua produção ao gosto do consumidor de Santo Antônio do Monte . A expectativa é que a feira, que acontecerá todos os sábados a partir das 07:00 Horas, na Avenida Tancredo Neves, seja aprimorada a cada dia.

TAG's: Feira, produto, rural, sucesso, público