Exposição comemora 50 anos de Reinado

Publicado em: 16 de Agosto de 2011. Última Atualização: 8 de Julho de 2015

A Festa do Reinado em Santo Antônio do Monte acontece neste ano, entre os dias 18 e 21 de agosto, com a celebração de meio século de tradição cultural e religiosa. Para marcar o aniversário de 50 anos, o Centro de Memória Municipal "Dr. José de Magalhães Pinto" (CEMM) traz de volta a exposição “Memória Fotográfica de Santo Antônio do Monte – 50 Anos da Festa de Reinado”.

Sucesso durante sua primeira temporada em maio último, durante as atividades da Semana Nacional dos Museus, a exposição reconstrói a partir de imagens, a principal manifestação cultural do município. “Nós temos uma enorme preocupação em documentar a nossa história, principalmente a de uma atividade cultural de grande valor para o município, como é o reinado. Montamos um belíssimo acervo de fotos que foram registradas durante esses 50 anos”, destaca a diretora do CEMM Ana Aparecida Silva (Nena).

As fotos que compõem a exposição, incluem arquivos pessoais de diversas pessoas que acompanham as congadas ao longo dos anos. O resultado é um interessante mosaico de cenas e personagens que através da música e da dança, celebram a fé por Nossa Senhora do Rosário, São Benedito e Santa Efigênia. A volta da exposição com programação especial no fim-de-semana, além de celebrar o aniversário de 50 anos da festa, atende a diversos pedidos, principalmente dos próprios congadeiros. “A proposta é preservar e promover a memória do reinado. Na ocasião de sua primeira exibição, a exposição recebeu inúmeros elogios. Com a volta, aqueles que não tiveram a oportunidade de visitar da primeira vez, poderão conhecer e prestigiar a história do nosso reinado” comenta Nena.

A realização do evento é uma parceria entre o Governo Municipal 2009/2012 “Plantando Trabalho Implantando Futuro”, através da Secretaria de Cultura e Turismo, com a Irmandade dos Devotos de Nossa Senhora do Rosário de Santo Antônio do Monte.

Serviço

Exposição “Memória Fotográfica de Santo Antônio do Monte – 50 Anos da Festa de Reinado”
Centro de Memória Municipal "Dr. José de Magalhães Pinto" (CEMM)
Data: 18 à 21 de agosto (Quinta, Sexta, Sábado e Domingo)